Bíblia no centro do ecumenismo
2006-01-18 21:52:06

O estudo da Bíblia em conjunto pode ser o grande laço, ou até único, de união entre as Igrejas cristãs”, disse à Agência ECCLESIA, Frei Herculano Alves, Franciscano Capuchinho, que durante os próximos dias vai leccionar um curso bíblico na Basílica da Estrela em Lisboa, integrado no programa de actividades da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Esta formação bíblica a decorrer nos dias 19, 20, 23 e 24 de Janeiro, destina-se a todos os cristãos das diferentes Igrejas e, segundo o Frei Herculano, este “pode ser um contributo muito importante para a união de todos aqueles que comparecerem”, frisou.
De acordo com este frade franciscano “o estudo da Palavra de Deus visa instruir e formar, não apenas católicos porque, todos os que se dizem cristãos – acentua – tem como base a Bíblia. E a Bíblia – continua – não é um livro de divisão mas de união entre todos os cristãos”, sublinhou.
Para além de aspectos de ordem doutrinal que podem alimentar divisões existentes entre as Igrejas cristãs, também a relação com a Bíblia tem as suas diferenças nas diferentes Confissões. Diferenças que o Frei Herculano espera que se possam vir a esclarecer ao longo dos quatro dias de formação. “Acho que deveria haver uma bíblia única – referiu - A minha opinião sempre foi essa. Não estou muito convencido que, depois de 15 séculos de cristianismo com a mesma Bíblia, tivéssemos chegado à conclusão de que alguns livros não eram canónicos, ou não eram Palavra de Deus. Pois isso significa que durante 15 séculos a Igreja andou enganada”, lamentou.
Este curso, “a partir de uma exegese actualizada será um ponto de encontro para uma leitura de certos textos que no passado dividiam a igreja católica dos protestantes”, concluiu.