Jovens em Festa
2001-06-06 21:01:08

“Sentinelas da manhã na aurora do 3º milénio” foi o tema que serviu de mote ao Festival Diocesano da Canção Jovem de Viseu onde cerca de 14 grupos de jovens, em representação dos seus arciprestados, apresentaram um tema musical.

O evento que decorreu no passado dia 2 de Junho, no Centro Pastoral, começou com o festival da canção, que foi seguido de uma vigília. Os jovens partiram depois em caminhada até ao adro da Sé onde foi apresentado um vídeo com diversas situações onde os jovens são chamados a estarem presentes e a darem o seu testemunho de cristãos. O Bispo Diocesano, D. António Monteiro, numa breve alocução exortou os jovens a serem testemunhas da luz, da esperança, mesmo nas madrugadas frias da nossa sociedade onde os valores da vida nem sempre são vividos ou testemunhados.
Também a diocese de Lamego reuniu os seus jovens naquela que foi a sua Jornada Diocesana da Juventude, sob o tema “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz dia após dia e siga-me”. Com lugar no Santuário de Nossa Senhora do Sabroso, em Tabuaço, os cerca de 900 jovens presentes tiveram um momento de encontro e de partilha de experiências. D. Jacinto Botelho, presidindo à eucaristia, exortou-os a uma maior intimidade com Jesus Cristo, e a terem coragem de mesmo nas ocasiões de sofrimento a viverem com convicção a sua fé. A dramatização de três passagens bíblicas relacionadas com o tema central e um tarde de convívio musical foram igualmente momentos que fizeram parte desta Jornada Diocesana da Juventude de Lamego.