«Efeito Ratzinger» faz aumentar número de católicos na Alemanha
2006-01-05 21:50:59

A eleição do Cardeal Joseph Ratzinger como novo Papa, em Abril deste ano, favoreceu o aumento de fiéis da Igreja Católica na Alemanha. O facto foi reconhecido pelo presidente da Conferência Episcopal alemã, o Cardeal Karl Lehmann, em entrevista à Rádio da Bavária (BR).

“2005 foi, sem dúvida, um ano muito positivo para a Igreja”, referiu o Cardeal Lehmann, que sublinha a eleição de Bento XVI, a realização em Colónia das Jornadas Mundiais da Juventude e a inauguração da Frauenkirche (protestante) em Dresden – igreja que tinha sido destruída durante a II Guerra Mundial.
Sobre o número de católicos no país, o presidente da Conferência Episcopal alemã constata que “foram registadas, claramente, menos saídas da Igreja, em relação ao passado, e mais entradas”. Nesse sentido, admite que a eleição de Joseph Ratzinger foi “um momento afortunado” para a Igreja na Alemanha.
O Cardeal Lehmann disse ainda que espera muito da visita que o Papa realizará à Baviera, em Setembro do próximo ano, para aumentar a popularidade da Igreja Católica no país.