paroquias.org
 

Notícias






Jornadas O Santuário, iniciativa divina em favor dos homens
2006-01-03 21:44:06

Com as jornadas O Santuário, iniciativa divina em favor dos homens, marcadas para os dias 17 e 18 de Fevereiro próximo, o Santuário de Fátima dá início à celebração do Ano da Misericórdia do Senhor, pelo qual evoca os 90 anos das aparições do Anjo e de Nossa Senhora do Rosário aos três Pastorinhos.

A instituição deste Ano recorda-nos a nunca desmentida presença de Deus Pai junto de seus filhos, sobretudo nos momentos de maior sofrimento, e convida-nos ao Seu louvor pelas graças concedidas em Fátima, à sua Igreja e ao Mundo: dali, não só iluminou os dramas do século XX como continua a brilhar para todos os peregrinos do bem e da verdade, com a luz materna do Seu amor misericordioso.
O programa prolonga-se até finais de 2007 e comporta cerca de meia centena de iniciativas. Em última análise, por meio delas e de muitos modos, se procura fazer ouvir o convite a um renovado acolhimento dos apelos do Anjo e de Nossa Senhora à proposta evangélica de «conversão e oração», ou seja, chegar a viver a vida de todos os dias na intimidade do mistério da Santíssima Trindade, verdadeira fonte de paz, futuro do homem e suprema dignificação da condição humana, como no-lo revela o mistério de Cristo.
Estas Jornadas, abertas a todos os interessados, dirigem-se especialmente aos que, de algum modo, são o rosto do Santuário no contacto com os peregrinos e outros visitantes. Nelas se oferece a oportunidade de compreender melhor e celebrar com redobrada alegria a extraordinária manifestação das Misericórdias do Senhor em Fátima.
Enquanto iniciativa divina, embora se tivesse dado longe dos centros de decisão da Europa, ela dirigiu-se à cultura dominante da modernidade e fez despertar a esperança no coração de muitos, ao ponto de criar na Cova da Iria uma imensa Tenda de Encontro, a céu aberto, para multidões. De lugar ignorado, em pouco tempo, se transformou num dos grandes centros de peregrinação, recebendo o título de “altar do Mundo”. Deste modo, a Providência divina, na sua admirável condescendência, adapta-se a cada tempo para continuar o Seu diálogo de salvação com os homens e os convidar à comunhão (DV 2).
Importa, por isso, reflectir sobre o modo como estamos a acolher a esta iniciativa divina e estudar o que mais nos é pedido hoje para darmos seguimento ao pedido de Nossa Senhora: “façam aqui uma Capelinha”. A nossa atenção vai centrar-se nas questões que dizem respeito ao acolhimento da Mensagem e nos serviços que acolhem os peregrinos do Santuário.

Pelo Secretariado
P. Armindo Janeiro

Programa das Jornadas O Santuário, iniciativa divina em favor dos homens:
Serão de 17: “Manifestação das Misericórdias do Senhor”
20h30 – Acolhimento
21h00 – Abertura das Jornadas
Moderador: P. Luciano Cristino

21h30 – Conferência: O Santuário, na Bíblia - Por Frei Lopes Morgado
22h15 – Debate
23h00 – Fim dos trabalhos

Manhã de 18: “A Tenda do Encontro”
08h45 – Oração da manhã
Moderador: António Corrêa de Oliveira
09h00 – Painel: O Fascínio da Santidade do lugar:
Aura Miguel
António Pinto Leite
D. Augusto César
10h30 – Intervalo
10h45 – Debate
11h30 – Intervalo

Moderador: P. Virgílio Antunes
11h45 – Conferência: A Graça específica do Santuário de Fátima - Por Prof. Doutor Jacinto Farias
12h30 – Debate
13h00 – Almoço

Tarde de 18: “Façam aqui uma Capelinha”
Moderador: P. Dr. M. Santos José
15h00 – Painel: Serviços e estruturas de acolhimento do Santuário de Fátima:
P. Baptista/ Jorge Ferreira
Servitas
16h00 – Debate
16h30 – Intervalo
Moderador: Mons. Luciano Guerra
17h00 – Conferência: Os acolhedores: sentinelas do Santuário – P. Clemente Dotti
17h45 – Debate
18h15 – Encerramento

18h30 – Eucaristia - Presidida por Sr. Bispo de Leiria-Fátima

Contactos do Secretariado “90 anos das Aparições”:
Tel. 249 539 600 / Fax 249 539 605
90anos@santuario-fatima.pt / www.santuario-fatima.pt (90 Anos)

Boletim da Sala de Imprensa


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia