paroquias.org
 

Notícias






Taizé deixa Milão e marca encontro para Zagreb e Calcutá
2006-01-03 14:20:47

Cerca de 50 mil jovens de 42 países da Europa deixaram ontem a cidade de Milão (Norte de Itália), após quatro dias de participação no encontro internacional promovido pela comunidade ecuménica de Taizé (França).

Esta comunidade monástica foi fundada há 65 anos por Roger Schutz, apunhalado em Agosto.
Na mensagem que deixou aos participantes, o irmão Aloïs, novo prior da comunidade após a morte do irmão Roger, apelou à busca da identidade do outro: "Hoje, há muitas vezes uma procura identitária na própria confissão [religiosa], no próprio país, na própria língua, para instaurar à sua volta uma espécie de segurança. Mas, pelo contrário, é preciso ir ao encontro dos outros, ousar abrir-se."
Para concretizar esse "olhar de esperança" que a comunidade propõe como alternativa ao conflito, o próximo encontro decorrerá em Zagreb (Croácia), no final deste ano. Será a primeira vez que a "peregrinação de confiança através da terra", como a comunidade de Taizé designa a iniciativa começada há 28 anos, se realizará nos Balcãs. Os encontros terão ainda uma nova etapa, em Calcutá, na Índia, entre 5 e 9 de Outubro de 2006.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia