Pastorinhos quase santos
2005-12-30 21:33:41

O vice-postulador para a causa da canonização de Francisco e Jacinta Marto entrega hoje, em Roma, o resultado dos exames médicos complementares feitos ao menino que terá sido curado de diabetes pela intervenção divina dos dois videntes de Fátima.

Com a entrega deste relatório, pedido pelo Vaticano, Luís Kondor acredita que se está a fazer mais “uma prova da cura” milagrosa e a contribuir para a rápida conclusão do processo de canonização.

Se tudo correr como desejado, o Colégio de Cardeais poderá dar aval à canonização nos próximos meses e abrir caminho à primeira visita do Papa Bento XVI a Portugal. “Todos desejamos isso, mas depende sempre de Roma”, afirma o vice-postulador.

O processo para canonização de Francisco e Jacinta Marto foi aberto o ano passado, depois de um casal emigrante na Suíça ter revelado que o filho, agora com seis anos, tinha sido curado da diabetes tipo 1 graças à intervenção dos videntes.

ORAÇÃO RESPONDIDA

A doença, considerada incurável, fora detectada quando Filipe Marques tinha 34 dias. A partir daí, ficou dependente da insulina.

Em Maio de 2000, a mãe assistia à beatificação dos Pastorinhos, pela televisão, e ajoelhou-se com o pequeno ao colo, a rezar. Mais tarde, ao fazer o controlo diário dos diabetes, verificou que os valores estavam alterados e o menino não voltou a precisar de insulina.

Dado que os médicos consultados não conseguiram encontrar explicação científica para a cura, o Tribunal Eclesiástico abriu o processo canónico de reconhecimento do milagre, que concluiu em Novembro de 2004. Entretanto, o Vaticano pediu novas análises ao sangue de familiares próximos do menino, cujos resultados vão ser entregues hoje.

E, ao que tudo indica, os testes são muito animadores para a confirmação do milagre.

FÁTIMA E FUTEBOL

ESPERANÇA

A Igreja Católica está esperançada na vinda do Papa Bento XVI a Portugal, já em Maio de 2007. Nessa data, além da desejada canonização dos videntes, o Santo Padre poderia presidir à inauguração da Igreja da Santíssima Trindade e às comemorações dos 90 anos das Aparições.

FUTEBOL

O menino que abriu caminho ao processo de canonização não perde um jogo da selecção nacional de futebol e é fã incondicional de Luís Figo. Filipe Marques reside perto de Sion, na Suíça, e joga futebol todas as semanas.

VÍTIMAS

Para o bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, a canonização de Francisco e Jacinta Marto será uma resposta da Igreja para as crianças vítimas de abusos e maus tratos.

Francisco Pedro

Fonte CM