Um olhar de esperança
2005-12-29 22:03:21

Esta noite, alegramo-nos por estarmos aqui reunidos, vindos de tantos países da Europa e também de outros continentes. Estamos profundamente tocados pelo acolhimento dos Milaneses, tão caloroso, apesar da neve. Neste mesmo instante, acabam de tocar os sinos de todas as igrejas da cidade e da região para nos acolher.

Hoje começa o primeiro Encontro Europeu sem o irmão Roger. Foi ele que lançou há 28 anos esta «peregrinação de confiança através da terra».

O irmão Roger deixou-nos palavras que todos encontrarão na carta que receberam: a «Carta por acabar». No início desta carta encontram-se as seguintes palavras: «É a paz do coração que permite lançar um olhar de esperança sobre o mundo». Iremos procurar aprofundar o sentido deste olhar de esperança durante os próximos dias.

A morte violenta do irmão Roger foi uma grande prova para a nossa comunidade. Gostaria de agradecer a muitos de entre vós que estiveram tão próximos de nós nesta provação. Esta morte trágica continua para nós um mistério. Ao longo da sua vida, o irmão Roger colocou frequentemente a questão: porquê o sofrimento dos inocentes? E eis que ele mesmo se juntou ao número daqueles cuja morte permanece sem explicação.

Nesta noite, gostaria de partilhar convosco uma experiência muito pessoal que fizemos em comunidade, com os irmãos. Duas palavras da Bíblia expressam-na muito bem.

O Novo Testamento diz a propósito dos primeiros cristãos: «Eles tinham um só coração e uma só alma.» Nós podemos dizer, nós os irmãos, que esta experiência é possível. Esta unidade profunda, vivêmo-la com espanto, entre nós, nestes últimos meses. É um dom de Deus que nos enche por completo.

A segunda palavra vem no profeta Isaías. Num momento extremamente difícil da história, Isaías ouve Deus a dizer ao seu povo: «Eu vos levarei». Também nós vivemos esta experiência. Fomos como que levados por Deus nesta situação difícil.

E agora a nossa pequena comunidade é como que levada a continuar, convosco e com muitos outros, sobre o caminho que o irmão Roger nos abriu. É um caminho de confiança. E todos sabem bem que, para o irmão Roger, «confiança» era uma palavra-chave.

Esta palavra, «confiança», não era para ele uma palavra fácil. Ela contém um chamamento: acolher com simplicidade o amor que Deus tem por cada um de nós, viver desse amor e assumir os riscos que isso supõe.

Mesmo se o mundo sofre tão frequentemente por causa da violência e de conflitos, podemos lançar sobre ele um olhar de esperança.

Uma criança: Nesta noite, vamos dizer os nomes e rezar pelos povos que aqui se encontram. Saudamos esta noite os jovens da Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Espanha, Portugal, Malta e Itália.

Saudamos o bispo Juarez, vindo da longínqua Bolívia, o padre Johan Bonny, vindo de Roma e os monsenhores Redaelli e Spezzibottiani, de Milão.