paroquias.org
 

Notícias






Os leigos, chamados à perfeição cristã
2005-12-22 21:56:55

O Papa Bento XVI recordou aos leigos que devem comprometer-se na procura da santidade. Oferecemos algumas declarações do Santo Padre após as recentes beatificações.

Depois da Missa celebrada na basílica do Vaticano pelo Cardeal José Saraiva Martins, na qual foram proclamados beatos Charles de Foucauld, Maria Pia Mastena e Maria Crocifissa Curcio, o Papa saudou da sua janela os fieis congregados na Praça de São Pedro.

Depois da recitação do Angelus, o Papa explicou que os novos beatos se acrescentam ao grande número daqueles que “durante o pontificado de João Paulo II foram expostos à veneração pública, seguindo assim o que tinha sido proclamado com firmeza pelo Concilio Vaticano II: todos os baptizados são chamados à perfeição da vida cristã: sacerdotes, religiosos e leigos, cada um segundo o seu próprio carisma e a sua vocação específica”.

A seguir, recordou que o Concilio atribuiu aos leigos um importante papel, dedicando-lhes “um capítulo inteiro – o quarto – da constituição ‘Lumen Gentium’, que define a sua vocação e a sua missão, fundamentadas no baptismo e na confirmação, e orientadas para a procura do Reino de Deus, a partir das coisas temporais orientadas para Deus”.

Igualmente, disse Bento XVI, “os padres conciliares aprovaram um decreto específico sobre o apostolado dos leigos: ‘Apostolicam Actuositatem’. A fecundidade do apostolado dos leigos depende da união da sua vida com Cristo, isto é, de uma forte espiritualidade alimentada pela participação activa na liturgia e vivida no estilo das bem aventuranças evangélicas”.

“As capacidades profissionais, o sentido da família, o sentido cívico e as virtudes sociais são muito importantes para os leigos. É verdade que são chamados individualmente a dar testemunho com as suas vidas, particularmente onde a Igreja está ameaçada. De facto, o Concilio insistiu na importância do apostolado organizado, necessário para poder influir sobre a opinião pública, a sociedade e as instituições. João Paulo II quis dedicar a assembleia sinodal de 1987 ao problema da vocação e da missão dos leigos, que deu lugar à exortação apostólica ‘Christefideles Laici’”.

O Papa terminou com uma referência à beatificação de Eurosia Fabris, mãe de família que acolheu muitas crianças que tinham ficado órfãs depois da primeira Guerra Mundial, e indicou-a como “modelo de vida cristã no estado laical”.

http://www.opusdei.org/art.php?w=28&p=11516


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia