paroquias.org
 

Notícias






Quer ouvir o Novo Testamento?
2005-12-22 21:46:04

“Um instrumento a não descurar no âmbito da didáctica, da catequese e das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. Chama a atenção que Deus se comunica de maneira sempre nova” – foi assim que Isaías Hipólito, um dos mentores do projecto «Bíblia falada» – O Novo Testamento narrado e musicado a partir da Bíblia da Editorial Missões, definiu este trabalho.

Com a direcção de leitura de Isaías Hipólito (biblista e com formação musical na área da música sacra), interpretado por Paulo Coelho e musicado pelo compositor Jorge Quintela, este projecto contêm 22 CDs num total de 24 horas de gravação.

Em declarações à Agência ECCLESIA Isaías Hipólito revela que este projecto é “pioneiro no contexto da Lusofonia” e tem “um fundo musical muito bem conseguido”. Em relação ao seu trabalho na produção desta obra, Isaías Hipólito frisou que deu orientações de fundo teológico e narrativo ao leitor Paulo Coelho”. E acrescenta: “ajudei a dar uma intencionalidade e tonalidade enfática nalgumas passagem bíblicas”. A sonoridade da voz tinha que acompanhar o lado “dramático, épico ou meditativa” das passagens bíblicas.
Com este projecto, saído no último mês de Novembro, os produtores quiseram dar ao ouvinte um “manto musical que o ajuda a entrar no espírito do sagrado”. A passagem do lado profano para o sagrado. Para o futuro fica a promessa de “ultrapassar os limites do Novo Testamento e chegar ao Antigo Testamento”
A leitura de Paulo Coelho tem “muitas surpresas” visto que se encontra “musicalidade na voz”. Com este material – sublinha Isaías Hipólito – “refrescamos a nossa abordagem da Palavra de Deus” porque “muitas vezes é lida num tom demasiado neutral e as frases já estão adormecidas no nosso inconsciente” Esta leitura tem uma virtualidade: “agita a nossa consciência adormecida em relação com a Palavra de Deus”. E completa: “é uma pedrada no charco”. Poderá ser utilizado num plano individual (audição no carro) mas o nosso interlocutor alerta para a “dimensão eclesial e comunitária deste projecto”. A palavra de Deus “não é apenas para um indivíduo”.
Cada CD é composto por diversas faixas de acordo “com a divisão interna do texto” e o registo de som “é sempre mais baixo que a voz”. A música de fundo que nunca se sobrepõe à leitura.
Em relação ao texto utilizado – Bíblia da Editorial Missões – Isaías Hipólito conta que “há ali uma intencionalidade de comunicar para a oralidade”. Esta Bíblia está muito bem servida do uso do português.

Mais informações em www.bibliafalada.com

Testemunhos

"A Fé vem pelo ouvido! Antes de ser escrita,
a Palavra foi dita. Depois de ter sido
escrita, voltemos a ouvi-la. Em casa ou em viagem, esta edição do Novo Testamento manter-nos-á fixos e atentos àquelas palavras que não passarão."
D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de Lisboa

"Toda a Bíblia é também a minha história.
Mas é sobremaneira a revelação de Deus.
O Novo Testamento é Cristo, é Igreja, é Mundo melhor.
Para unir ou casar Bíblia e Vida requer-se abertura
do espírito ao Espírito; toda a interpretação sincera
ou é soprada pelo Espírito ou a Ele conduz."
D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo de Leiria - Fátima

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia