paroquias.org
 

Notícias






«A inefabilidade de Deus» segundo Karl Rahner - Editado em espanhol o último discurso do teólogo
2005-12-15 21:59:33

O teólogo e consultor do Concílio Vaticano II Karl Rahner, S.J., pronunciou um discurso sobre Deus pouco antes de morrer em 1984. Agora, este breve texto, considerado um dos maiores testemunhos espirituais do século XX, foi editado em espanhol por Herder.

O livro «Sobre a inefabilidade de Deus. Experiências de um teólogo católico» consta de 61 páginas nas que se inclui, além do histórico discurso, um prólogo do cardeal Karl Lehmann, que foi assistente de Rahner e hoje é presidente da Conferência Episcopal da Alemanha, assim como uma explicação de Albert Raffelt.

Karl Rahner (1904-1984) foi ordenado sacerdote em 1932. Estudou o pensamento de Martin Heidegger e é autor de «Espírito no mundo», «Curso fundamental sobre a fé» ou «Escritos de teologia». Ensinou em Innsbruck, Viena, Munique e Munster.

O texto é uma síntese que o próprio Rahner pronunciou em Friburgo de Brisgovia, sua cidade natal, no contexto de um congresso para festejar seus 80 anos e nele sintetiza os aspectos fundamentais de sua teologia.

Seu discurso está estruturado em cinco pontos: a inefabilidade de Deus; o centro da fé cristã; a existência de ordens religiosas e a pluralidade da teologia hoje; a teologia e as demais ciências e a expectativa do que vem.

O cardeal Lehmann escreve na introdução: «Ainda que se possa considerar Rahner como inovador e transformador da teologia católica, vemos claramente o muito que estava enraizado na própria tradição».

O original é «Von der Unbegreiflichkeit Gottes», editado na Alemanha por Herder.

Fonte Zenit

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia