O papel do jovem Ratzinger
2005-12-08 22:40:43

O actual Papa Bento XVI era, há 40 anos, um dos teólogos que, como perito, acompanhavam os bispos participantes - no caso, o cardeal Frigs, de Colónia. A par de outros como Bernard Häring, Karl Rahner, Hans Küng, Yves Congar, Henri de Lubac ou Marie-Dominique Chenu.

Houve quem visse na evolução de Ratzinger, nos anos seguintes ao concílio, uma marcha-atrás no "progressismo" do jovem conselheiro do cardeal Frigs. Henrique Galvão, professor na Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Católica, antigo aluno de Ratzinger, contraria a ideia.
Num curso breve, há um mês, sobre o pensamento do novo Papa, Galvão dizia que, desde o início, o jovem teólogo "sabe o que quer, intervém de maneira criadora e já tem uma eclesiologia [teologia sobre a Igreja] elaborada, que antecipa o Vaticano II e à qual permanecerá fiel".
Em 1969, quatro anos após o fim do Concílio, numa obra colectiva de vários teólogos alemães, Ratzinger escrevia comentários críticos aos documentos do concílio. "Os teólogos não se identificam totalmente com os textos", verifica Peter Stilwell, director da FT. Daí que surjam obras como este Comentário aos Textos do Vaticano II (em cinco volumes) ou a Cogitatio Fidei, em França.
Uma das críticas de Ratzinger é ao princípio do diálogo do catolicismo com o mundo. A Igreja faz parte da humanidade, não faz sentido entender esta como parceiro, defende. A consciência, tema central do texto sobre a Igreja no mundo, é valorizada por Ratzinger.
O agora Papa citava Kirkegaard e o cardeal Newman, para quem a consciência deve ser obedecida mesmo contra a instituição eclesiástica.
Nesse texto, o concílio assumia ainda a defesa dos direitos humanos, da construção da paz para uma nova ordem internacional, da democracia e dos direitos sociais. E fazia uma primeira reflexão sobre a cultura como elemento autónomo do catolicismo.
Até aí, a Igreja falava apenas da cultura cristã. Com o Vaticano II, esse modo de falar e entender o mundo ficava enterrado. Para sempre?

A.M.

Fonte Público