Papa convida a difundir o latim entre os jovens
2005-12-05 23:34:41

Bento XVI convidou a difundir o latim, sobretudo entre os jovens, ensinando este idioma com novas metodologias. O Papa fez esta proposta nas palavras de saudação que dirigiu ontem, segunda feira no Vaticano aos participantes de um encontro promovido pela Fundação «Latinitas», instituição vaticana para a promoção do idioma oficial da Igreja católica de rito latino.

No discurso que o bispo de Roma dirigiu, em latim clássico, felicitou os ganhadores do «Certamen Vaticanum», concurso internacional de poesia e prosa em latim. O Papa recordou que a esta Fundação corresponde fazer que o latim siga formando parte da vida quotidiana da Igreja para que não se perca a compreensão de muitos de seus tesouros.
A Fundação «Latinitas» foi instituída em 1976 por Paulo VI para estudar a literatura clássica e cristã e o latim medieval, assim como para fomentar o uso do latim mediante a publicação de livros.
A fundação publica a revista trimestral «Latinitas» e redigiu o «Lexicon recentis Latinitatis», um dicionário com mais de 15.000 neologismos traduzidos ao latim.
O livro traduz em latim palavras como «computador», «terrorista» e «cowboy».
No primeiro caso, traduz por «Instrumentum computatórium», a quem semeia violência e terror denomina «tromocrates (-ae); enquanto que o protagonista dos filmes do velho oeste é um «armentarius».