Vaticano anuncia documento sobre o limbo
2005-12-05 23:30:20

Vai ser publicado "em tempo razoavelmente breve" um documento do Vaticano sobre a situação das crianças que morrem sem o baptismo. Foi o que anunciou o Arcebispo Dom William Joseph Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e novo Presidente da Comissão teológica internacional, ontem recebido em audiência pelo Papa Bento XVI.

Dom Levada, na sua primeira intervenção pública como "sucessor" de Ratzinger à frente do ex-Santo Ofício, recordou que o tema das "crianças que morrem sem o baptismo" ocupou os trabalhos da Comissão durante estes dias. O Arcebispo recorda que se trata de um tema complexo do ponto de vista teológico, já que hoje não "existe" mais o "limbo" que, por séculos, era destinado às crianças não baptizadas.
"A discussão realiza-se a propósito de um projecto de texto sobre a sorte das crianças que morrem sem o baptismo. Neste tempo de relativismo cultural e de pluralismo religioso - disse o Arcebispo - o número de crianças não baptizadas aumenta consideravelmente. Nesta situação, os caminhos para se chegar à salvação aparecem sempre mais complexos e problemáticos."
Segundo o Arcebispo Levada, a Igreja "não pode deixar de reflectir sobre a sorte de todos os homens criados à imagem de Deus e, de modo particular, dos mais fracos e daqueles que ainda não estão em posse do uso da razão e da liberdade. Pode-se esperar que num tempo razoavelmente breve o estudo empreendido pela Comissão Teológica tenha um resultado positivo também com vista à eventual publicação de um Documento sobre este assunto".
O Presidente da Comissão acenou ainda para as relações entre lei moral natural e defesa internacional dos direitos da pessoa humana: "Parece urgente apresentar as razões e os fundamentos da lei moral natural, objectiva, universal, de origem divina, de modo construtivo e eficaz para o contexto cultural actual. Segundo estas precisas indicações, a Comissão Teológica Internacional deve seguir seus estudos".