Monsenhor Vítor Feytor Pinto
2005-11-27 18:00:40

Da comunicação de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Núncio Apostólico, D. Alfio Rapisarda, no XIX Encontro Nacional da Pastoral da Saúde em Fátima, no dia 22 de Novembro de 2005. [...]

Congratulo-me com a nossa Comissão Nacional da Pastoral da Saúde [...] e expresso a minha respeitosa saudação a Sua Eminência o Sr. Cardeal Lozano pela sua participação que nos garante, de maneira especial, a própria presença do Santo Padre o Papa Bento XVI [ ...].

É com a maior alegria e gosto, que tenho a oportunidade de, nesta sessão do XIX Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, tornar pública uma notícia, que será sem dúvida da maior satisfação para todos nós e para quantos, e são muitos, que têm relações de parentesco e de amizade com o reverendo Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde.

Tenho o grato prazer de comunicar que o Santo Padre, o Papa Bento XVI admitiu entre os membros da Família Pontifícia o Revº Padre Vítor Feytor Pinto, nomeando-o seu capelão, com o título de Monsenhor. O novo Monsenhor celebrou, em Julho passado, 50 anos de ordenação sacerdotal. Durante todos estes longos anos exerceu o seu Ministério com competência, eficiência e dinamismo, nas várias actividades a nível diocesano, nacional e internacional, sem jamais se ter afastado da Pastoral do Direito, encontrando-se actualmente como pároco de uma das melhores paróquias organizadas de Lisboa.

Está no 3° mandato de Consultor do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde. Monsenhor Vítor Feytor Pinto distingue-se pela sua convicta e exemplar lição de devoção ao Vigário de Cristo. Por isso, a distinção que, hoje, lhe vai ser outorgada e que eu tenho muita satisfação em lhe conferir em nome do Santo Padre, para além de significar o merecido reconhecimento dos seus dotes e qualidades humanas, intelectuais e sacerdotais, do seu amor à Igreja demonstrado na fidelidade ao Ministério Sacerdotal, quer ser também um sensível testemunho pessoal e público da estima e da benevolência do Sumo Pontífice, o Papa Bento XVI.

É este reconhecimento que hoje queremos pôr em relevo, congratulando-nos com Monsenhor Vítor Feytor Pinto por este gesto de consideração e de simpatia com que o Santo Padre o quis distinguir.

in Folha Informativa da Paróquia do Campo Grande - 27 Nov 2005