Bispos aceitam concertos nas igrejas
2005-11-18 09:27:40

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou uma Carta de Princípios e Orientações sobre os Bens Culturais, na qual considera ter "o direito de possuir em propriedade plena e de administrar como tal os bens móveis e imóveis que legitimamente adquiriu".

A carta, divulgada anteontem em Fátima, antes do final da assembleia plenária da CEP (ver pág. 25), aceita que os templos sejam utilizados para actividades que não apenas o culto e a liturgia.
"A Igreja não se furta a que o seu património cultural seja considerado entre o património nacional ou local, dispondo-se a colaborar nas iniciativas civis destinadas ao conhecimento e apreciação dos bens artísticos do país, da região ou da localidade", escreve a Conferência Episcopal. Os bispos avisam, porém, que a Igreja deverá exigir "a aceitação dos critérios de utilização que ela própria tiver definido". A realização de concertos em igrejas, por exemplo, "obedecerá sempre às normas publicadas pela Santa Sé e pelas dioceses portuguesas, segundo as quais o reportório deverá ser condizente com o lugar sagrado, constituído por música sacra ou religiosa, e sujeito a aprovação superior". Segundo o documento, os concertos devem ser gratuitos.
A hierarquia católica garante também a autorização para visitas turísticas aos templos e outros espaços religiosos, mas reserva-se "o direito de lhes marcar o horário e de as impedir durante as horas de culto". O documento diz que "a Igreja deve ser fiel à doutrina do seu fundador, que a ensinou a distinguir a angariação reprovável de riquezas opulentas e a utilização proveitosa dos bens que promovem a pessoa em todas as suas dimensões".
A carta de princípios, com 37 pontos, estabelece os deveres dos responsáveis pela gestão do património cultural da Igreja, quer ao nível dos imóveis, quer dos objectos, imagens e alfaias litúrgicas, definindo como "primeira obrigação" o registo dos imóveis nas repartições públicas e o "registo fotográfico" do património móvel. Os bispos deixam ainda um apelo a que sejam guardados documentos "que atestem aos vindouros a fé e a vitalidade da Igreja".
Na assembleia dos bispos foi comunicada a atribuição do Prémio Nacional de Cultura Manuel Antunes ao poeta Fernando Echevarría. Foi também anunciada a designação do padre e poeta Tolentino Mendonça para director do Secretariado Nacional de Cultura da Igreja.

Público/Lusa

Fonte Público