Cáritas lança operação de Natal
2005-11-16 22:32:34

A Cáritas Portuguesa apresenta no próximo dia 17 a sua operação de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz”. A conferência de imprensa tem lugar pelas 10h30m, na instituição de apoio a crianças em situação de risco, Florinhas da Rua, sita no Campo Mártires da Pátria, 67-1º.

Num mundo dilacerado pela guerra, é mais do que nunca necessário actuarmos em conjunto para promovermos a paz, a solidariedade e a reconciliação. Só unidos e com gestos concretos teremos capacidade para nos opormos à violência.
Neste Natal, contrariando as tendências consumistas que desvirtuam o seu verdadeiro sentido, a Caritas Portuguesa lança um desafio a todos os cidadãos, independentemente das suas convicções religiosas ou políticas: vamos, juntos, acender uma vela, símbolo do nosso desejo de paz para o mundo.

Enquadramento Histórico
“10 Milhões de Estrelas” teve a sua origem na operação “Velas”, lançada em 1984, em Annecy (França), pela respectiva Cáritas Diocesana. Durante o tempo do Advento, as pessoas foram convidadas a acender velas, um gesto simbólico de alerta para a necessidade de construção da paz. Em 1991, a campanha tornou-se nacional, adoptou o nome “10 Milhões de Estrelas” e passou para o período do Natal.
No ano de 2002, “10 Milhões de Estrelas” atinge a dimensão europeia quando, em 20 de Dezembro, cerca de 60 Cáritas Diocesanas levam por diante acções conjuntas de iluminação de diversos espaços públicos.
Em 2005, a operação vai ter uma dimensão mundial, dando visibilidade ao empenho da rede Cáritas a favor da paz e da solidariedade.
Por proposta da Cáritas Portuguesa, várias Cáritas Diocesanas responderam ao desafio de implementar esta operação, cujo principal propósito é sensibilizar toda a população para a importância dos valores da paz, da solidariedade e da reconciliação.

Esclarecimentos sobre a implementação da operação em Portugal
O objectivo desta operação é motivar cada cidadão para a aquisição de uma vela que, quando acesa (dia 6 de Dezembro em manifestação pública e dia 24 por iniciativa de cada pessoa ou família), simbolize a adesão de toda a população portuguesa à causa da Paz.
Das verbas recolhidas pela campanha, 30% ficarão para a Cáritas Portuguesa e serão aplicadas no apoio a um país em vias de desenvolvimento,(este ano será S.Tomé e Príncipe) num projecto especialmente pensado para dar resposta às necessidades/urgências das crianças das zonas mais desfavorecidas do globo. Os restantes 70% ficarão para cada Cáritas Diocesana, sendo já certo que todas elas irão igualmente apoiar projectos nacionais no âmbito desta temática.