paroquias.org
 

Notícias






Novidades no 70x7 e no Ecclesia
2005-11-16 22:26:08

É com opinião que também se faz o 70x7. Após ter terminado um ano em que assinalou os 25 anos em emissão na RTP, a edição deste programa dominical na 2: decidiu incluir espaços de comentário ao que se passa, de reflexão a propósito do momento presente, de desafio e interpelação.

Convidou, para isso, quem está habituado a olhar os acontecimentos com a distância suficiente que permite emitir juízos e adiantar leituras capazes de sugerir pistas de acção abrangentes. Integram este grupo o Pe. José Maia, João César das Neves, Laurinda Alves, Marcelo Rebelo de Sousa e Guilherme d’Oliveira Martins. Rotativamente, estes (para já) comentadores do 70x7 marcam o início do programa 70x7 com 3 minutos de opinião. Depois, o espaço é para a reportagem sobre a pessoa humana e o sentido que o Evangelho lhe quer dar.
No programa Ecclesia, as novidades foram surgindo, após o Verão. Primeiro, D. Manuel Clemente iniciou uma nova rubrica sobre História. “O Passado do Presente” é como se denomina, para apresentar factos do passado que muito dizem à história do presente. Primeiro falou sobre Santa Teresinha do Menino Jesus (a propósito da peregrinação das suas relíquias pelas Dioceses de Portugal); nestas semanas (sempre no programa de quinta-feira) está a apresentar lições de história sobre o terramoto de Lisboa, há 250 anos.
Em cada segunda-feira, o programa apresenta a mensagem do Papa no Angelus do Domingo, uma síntese informativa e uma grande reportagem. À terça, a prioridade é dada a histórias que concretizam, nos mais variados contextos sociais, o Evangelho. A quarta-feira está reservada para entrevista/debate e a sexta para a análise dos textos da Bíblia que se escutam nas Eucaristia do Domingo seguinte.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia