Patriarca de Lisboa teme risco de a Igreja "perder a mulher"
2005-11-14 12:11:16

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, disse ontem, nos Jerónimos, que "uma das ameaças que pesa sobre a Igreja dos nossos dias é o risco de perder a mulher".

Falando na missa de encerramento do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, que, desde o dia 5, decorreu em Lisboa, o patriarca acrescentou: "Seria, de facto, uma grave perda, para a Igreja e para a mulher".
Foi a terceira vez, esta semana, que o cardeal referiu o valor do feminino na Igreja, a pretexto da presença das relíquias de Santa Teresa de Lisieux e da imagem de Fátima. "Toda a mulher que procura ser plenamente mulher, numa relação amorosa com Jesus Cristo, é um dom precioso para a Igreja."
D. José referiu que "muitas lamentam hoje que a Igreja seja demasiadamente masculina". Mas "não é, de facto, e sê-lo-á cada vez menos na medida em que mais mulheres sejam santas e capazes de abraçar o mundo num acto de amor".
Na sua homilia, na Igreja dos Jerónimos repleta, o patriarca fez um primeiro balanço do congresso que decorreu em Lisboa. A iniciativa exige, agora, fidelidade da Igreja no "aprofundamento da fé", "caminhos renovados de catequese", qualidade das celebrações litúrgicas e aprendizagem da oração.
O cardeal sublinhou que a Igreja deve "valorizar as diferenças e os carismas" e revitalizar continuamente as suas "estruturas pastorais". A fidelidade da Igreja significa, ainda, "dinamismo missionário" da parte dos católicos, de modo a que estes vivam intensamente os problemas da sociedade. "As causas justas da cidade são as nossas causas."
No final da missa, a imagem da Senhora de Fátima foi trazida à entrada dos Jerónimos, para uma breve aparição às centenas de pessoas que não puderam entrar. Lenços brancos foram agitados, no tradicional gesto que se vê em Fátima.
O bispo auxiliar do patriarcado, D. Manuel Clemente, agradecera entretanto a entidades públicas e a centenas de voluntários a colaboração dada ao congresso. A organização do pavilhão A Bíblia em Festa mereceu também uma menção - há já vários interessados em levar os conteúdos desta iniciativa multimédia a várias cidades portuguesas e do estrangeiro.

A.M.

Fonte Público