Igreja na Net deve ser mais criativa
2005-11-09 22:03:29

“Se evangelizar é comunicar então a sociedade em rede é um espaço ideal para que a evangelização possa existir. Para isso, é necessário estar lá para experimentar, fazendo! ” Esta foi a posição defendida, ontem no Fórum Picoas, por Gustavo Cardoso, professor auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação do ISCTE, no decorrer de mais uma iniciativa no âmbito do ICNE, subordinado ao tema “Evangelização e Igreja numa sociedade em rede”.

Neste colóquio, estudantes, agentes da pastoral e profissionais da área das comunicações em rede ouviram falar de Internet, novas tecnologias, e das hipóteses que estas oferecem para a Nova Evangelização.
Uma das características da sociedade em rede, apresentada por Gustavo Cardoso é a criatividade ou seja “a possibilidade de olhar para o que já existe e recombinar, mostrar com outro olhar”. Ao estudar e analisar o uso dado à Internet pode-se ter em conta lógicas diversas ou comuns que, visam a concretização de determinados objectivos, sendo que “a Televisão e a Rádio na Internet estão inseridas numa lógica comercial e mediática”, explicou Fausto Colombo, professor na Universidade Católica de Milão, outros dos convidados para este colóquio.
No caso dos sites religiosos, salientou ainda “estes inserem-se numa lógica mediática e participativa”, e quando a Igreja se aproxima da Internet “é preciso saber o que quer fazer, escolher a real dimensão da actividade e saber ainda quem são as pessoas que quer encontrar”, afirmou. “ É preciso ter imaginação, ser capaz de criar novas formas de comunicação e dar às pessoas aquilo que elas esperam”, concluiu Fausto Colombo.