Mudanças sociais e políticas provocam a Igreja - Testemunho do Cardeal Péter Erdö no ICNE
2005-11-08 21:54:20

As mudanças sociais e políticas ocorridas após a queda do Muro de Berlim e do alargamento da UE são um desafio para a Igreja Católica. Isso mesmo disse aos jornalistas o Cardeal Péter Erdö, de Budapeste, uma das cidades envolvidas na organização do ICNE.

“É preciso encontrar outros modos de socialização, também na Igreja”, admitiu.
O Cardeal húngaro explicou que era “mais simples” ser católico no período do regime comunista, apesar das dificuldades, porque a perseguição obrigava os fiéis a “serem fortes”.
“Com a liberdade social e cultural, muitas pessoas abandonaram a sua fé, aceitando o conforto modesto acessível na vida quotidiana, o conceito do pequeno burguês, egoísta e materialista”, tinha dito na homilia da Missa celebrada nos Jerónimos, na qual alertou para a “catástrofe demográfica” que se vive no seu país.
Num testemunho mais pessoal, o Cardeal recordou aos jornalistas que o seu pai e a sua mãe não puderam exercer as suas profissões por serem “demasiado católicos”, mas negou que fosse mais difícil acreditar, nesses tempos, do que agora no Ocidente, “onde as questões não são tão claras”.
Falando das questões colocadas pela “secularização” e a multiculturalidade na Hungria (país onde se situa a maior Sinagoga da Europa), D. Péter Erdö referiu que esta vinda a Lisboa serve para “aprender com os católicos do Ocidente”.
A ligação entre as 5 cidades que promovem o ICNE faz-se, segundo o Cardeal húngaro, pelas realidades “similares” que todas vivem, sobretudo no que diz respeito à mobilidade interna. “Temos de encontrar respostas para estas pessoas que chegam”, apontou.