paroquias.org
 

Notícias






Mulheres e teologia a quarenta anos do Concílio Vaticano II
2005-11-07 21:51:57

As mulheres estão cada vez mais presentes na teologia, ainda que fica muito caminho por percorrer, constatou o Congresso «Mulheres e Teologia a 40 anos do Concílio Vaticano II», que aconteceu este fim de semana na Faculdade Pontifícia Marianum de Roma.

O congresso, organizado pelo Instituto Costanza Scelfo, da Sociedade Italiana de Pesquisa Teológica (SIRT), quis focalizar a contribuição feminina à teologia e começou por ver cada documento conciliar à luz da mulher.

O colóquio articulou-se em quatro grandes seções: «mulheres e liturgia»; «mulheres e Palavra de Deus»; «mulheres e Igreja» e «mulheres, Igreja e mundo».
Donatella Scaiola, professora de Sagrada Escritura na Universidade Pontifícia Urbaniana, destacou que a contribuição feminina à Escritura centrou-se sobretudo no campo da exegese e, em particular, no plano metodológico.

Scaiola revelou que «a presença das mulheres é um capítulo da presença dos leigos dentro da reflexão teológica».
A biblista animou as mulheres a explorarem outros campos hermenêuticos mais gerais e não só relacionados com a mulher.

A especialista em eclesiologia Sandra Mazzolini disse que como teóloga às vezes encontra-se «incômoda com os estudos bíblicos, que são ou muito especializados ou muito banais», e sugeriu estudar melhor o nexo entre Escritura e Tradição.
A teóloga Stella Morra, da Universidade Pontifícia Gregoriana, recordou aos teólogos e teólogas que «hoje o saber está fragmentado e a teologia não é imune a este fato», motivo pelo qual considerou que é necessário um «trabalho multidisciplinar» entre as diferentes especializações teológicas.
Marinella Perroni, presidente da Coordenação das Teólogas Italianas, comentou que curiosamente há mais mulheres especializadas no Antigo Testamento que no Novo Testamento.

O Simpósio acolheu uma centena de participantes, muitos deles jovens mulheres que se dedicam à teologia em diferentes centros da Itália.

Fonte Zenit

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia