D. Policarpo abre congresso a pedidos de lisboetas
2005-11-07 15:57:09

“Queremos que durante esta semana esteja erguido diante do altar de Deus e confiadamente posto aos pés de Maria, o grande livro da vida de todos os habitantes de Lisboa, crentes e descrentes.” O Cardeal Patriarca de Lisboa realçou ontem, no Mosteiro dos Jerónimos, a missão da Igreja na construção de uma cidade mais justa e fraterna.

Na abertura do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, iniciativa que acolhe 1500 participantes, D. José Policarpo recordou que em Paris, há um ano, o Cardeal Lustiger lhe entregou um exemplar dos ‘Livros da Vida’. Nestes livros, “os parisienses escreveram, durante uma semana, os seus anseios e alegrias, os seus sofrimentos e preces”.

MEIO MILHÃO DE INTENÇÕES

No encontro promovido pelos cardeais de Lisboa, Viena, Paris, Bruxelas e Budapeste e que pretende repensar a presença do catolicismo nas cidades, D. Policarpo quer, a exemplo de Paris, ouvir “as lutas e dificuldades” dos lisboetas.

Para a sua concretização, o Congresso criou 700 caixas onde serão depositadas as intenções dos particulares. “Pedi e recebereis” é a citação bíblica que preside aos 400 mil desdobráveis disponíveis nas paróquias, que serão apresentados na Festa da Luz, no próximo sábado.

Entretanto foram produzidos mais desdobráveis, podendo o Patriarcado na procissão entre o Campo Pequeno e os Restauradores acolher mais de meio milhão de intenções.

EVANGELIZAR COM MULHERES

“Evangelizar Lisboa é ensinar a acolher com amor aqueles que chegam, é preparar todos os que partem em missão, porque levam no coração a alegria da vida e o ideal da fraternidade, valores há séculos semeados na nossa cultura cristã.”

O patriarca reconheceu depois que, hoje, o significado de partir e chegar em Lisboa está mais relacionado com a “dolorosa mobilidade exigida” da periferia para o centro, “em busca de trabalho, divertimento, ajuda e consolação”.

O início do congresso ficou ainda marcado pela mensagem do Papa – Bento XVI pediu o esforço de todos na concretização do congresso.

Ontem de manhã, na homilia perante as relíquias de Santa Teresinha, padroeira deste Congresso, D. José Policarpo lançou um apelo especial às mulheres, para que sejam veículo de evangelização. “As mulheres podem ter um papel decisivo na evangelização.”

Fonte CM