Bíblia em festa na Praça da Figueira
2005-11-04 21:42:30

Foi hoje inaugurada a exposição “Bíblia em Festa” que a Praça da Figueira recebe até 13 de Novembro. Inserida no dinamismo do Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), esta iniciativa de natureza ecuménica pretende oferecer aos visitantes um contacto mais directo com a Sagrada Escritura, em vários formatos.

Na exposição encontram-se 5 espaços principais: “A Bíblia no Século XI”, onde se mostra como, nunca até hoje a Bíblia foi tão procurada; “Biblioteca”; “Milénios de cultura e civilização”, que marcam a história da Bíblia; “A Palavra na vida” e “Considere... o Amor”, mensagem central das Escrituras.
Imagens, sons e outras curiosidades mostram, assim, a diversidade e a riqueza da Bíblia. Além destes espaços, existe um local onde os visitantes podem demorar-se mais um pouco para meditar alguns Salmos.
"Janelas para o Reino"
A exposição “Janelas para o Reino” que integra obras de pintura com temática religiosa da autoria de Luís Cunha, e que tem lugar no âmbito do Congresso para a Nova Evangelização, foi inagurada também esta tarde, no edifício do antigo convento das “Mónicas”, na Travessa das Mónicas à Graça.
A Exposição ficará patente até dia 2 de Dezembro de 2005, entre as 14 e as 18 horas, excepto Domingos. A iniciativa reúne num espaço único, pela primeira vez, que se encontram em várias igrejas e instituições religiosas, que retomam temas da tradição católica para os interpretar numa linguagem contemporânea.

Inscrições
Terminaram ontem, dia 3, as inscrições on-line para a participação no Congresso Internacional para a Nova Evangelização. No entanto, quem ainda se quiser inscrever poderá faze-lo, a partir do dia 5, directamente no secretariado que funcionará durante toda a semana do Congresso no Palácio da Independência, situado no Largo de S. Domingos.
Para os que estiverem interessados em inscrever-se nas conferências e ateliers diários, poderão faze-lo na tenda de acolhimento que estará montada no pátio interior da Igreja dos Jerónimos, onde serão prestadas todas as informações.
Poderá ainda fazer a sua inscrição no secretariado no Palácio da Independência, no Largo de São Domingos, em Lisboa, que estará aberto entre as 8 e as 24 horas (dias 5 e 6). Entre os dias 7 e 12 de Novembro estará aberto entre as 8 e as 20 horas.

400 mil pedidos

Para a semana do Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), de 5 a 13 de Novembro, a organização criou 700 caixas onde serão depositadas as diferentes intenções particulares dos que se aproximam da Igreja. “Pedi e recebereis” é a citação bíblica que preside aos 400 mil desdobráveis que serão distribuídos nas paróquias e que serão apresentados na Festa da Luz, no sábado, dia 12, em Lisboa.
Uma proposta de evangelização paroquial será feita a partir dos desdobráveis que serão entregues nas paróquias e que têm objectivo ser entregues aos fiéis para que entreguem a um amigo. Desta forma as actividades poderão envolver também os católicos mais afastados da prática religiosa.
Os desdobráveis contêm algumas linhas onde serão inscritos os pedidos e ser entregues nas caixas do ICNE que estarão em frente dos altares de todas as paróquias da Diocese de Lisboa.

As orações e pedidos serão apresentados, por um representante das paróquias, durante a procissão com a Imagem da Capelinha das Aparições de Fátima, no sábado, dia 12.
(www.icne-lisboa.org)