Saudosismo do fundador de Taizé
2005-11-01 00:17:33

Algumas centenas jovens de todo o país homenagearam o Irmão Roger (fundador da Comunidade de Taizé), em Coimbra, no passado fim de semana. Este encontro, promovido pelos jovens da paróquia de S. José daquela cidade, trouxe “à memória dos presentes os encontros que tiveram com o fundador da comunidade de Taizé” – disse à Agência ECCLESIA António José Monteiro, elemento daquela comunidade e frequentador da comunidade de Taizé. Para além dos vários ateliers testemunhais e reflexivos, a Sé Velha de Coimbra recebeu os participantes para uma vigília de oração com cânticos de Taizé. “Uma celebração intergeracional e que tocou todos os participantes” – disse este membro da paróquia.

O irmão Roger foi assassinado (dia 16 de Agosto deste ano) no decorrer de uma oração na localidade francesa. Uma jovem romena agrediu o monge, de 90 anos, com uma arma branca no pescoço. O momento foi presenciado por cerca de 2500 peregrinos, alguns deles portugueses. Um deles foi António Monteiro que aponta a “capacidade de escuta” do irmão Roger como a qualidade “mais marcante”. E acrescenta: “eu tive a sorte de conhecer o irmão Roger em plena forma”. Um homem “cheio de qualidades” que cativava os jovens.
Taizé é uma experiência “de sinal contrário na nossa sociedade, marcada pelo consumismo, materialismo e afastamento da religião por parte sobretudo dos mais jovens. Daí a surpresa de conhecer um espaço onde milhares de Jovens se encontram, muitos deles viajando espontaneamente, para uma descoberta interior muito íntima e pessoal”. Naquele local “não havia manifestações de euforia” – sublinha o nosso interlocutor. Aquela experiência vivida em Taizé “tem de ser vivida no concreto e nas paróquias” – pediu António Monteiro.
Também no Fórum Ecuménico Jovem, realizado em Braga, o irmão Roger foi recordado. Na celebração, que reuniu cerca de três centenas de jovens católicos, anglicanos, presbiterianos e metodistas, o fundador de Taizé foi classificado como “um verdadeiro exemplo ecuménico”. À margem da celebração, o padre Espiritano, Tony Neves explicou que “uma das actividades mais marcantes promovida pelo Conselho Português das Igrejas Cristãs (COPIC) foi uma Peregrinação Ecuménica a Taizé. Por isso, este Fórum é [foi] também uma profunda homenagem ao Irmão Roger”.