paroquias.org
 

Notícias






Irlanda revela abusos sexuais na Igreja
2005-10-26 22:11:48

O Governo irlandês publicou ontem um relatório que revela abusos sexuais sobre crianças praticadas por padres da Igreja Católica, durante décadas.

A investigação, liderada por um antigo juiz do Supremo Tribunal irlandês, foi feita com base em entrevistas a mais de 100 alegadas vítimas alvo de 21 padres - oito dos quais já morreram - na diocese de Ferns, entre 1966 e 2002.
Um antigo bispo de Ferns, Brendan Comiskey, resignou em 2002, depois de ter admitido que não havia feito tudo o que podia para prevenir os abusos. O agressor era um padre, chamado Sean Fortune, que se suicidou em 1999, na sequência da condenação por 66 crimes ligados a abusos e violações sobre rapazes adolescentes.
O relatório indica que quer Comiskey quer o seu antecessor, Donal Herlihy, protegeram sempre os agressores dentro do clero. A polícia nacional irlandesa também não é poupada, sendo acusada de raramente ter investigado de forma conveniente as queixas que lhe chegaram e de até 1988 não ter mantido qualquer registo sobre esses processos.
O ministro da Saúde e da Criança irlandês reagiu ao documento, ao nome do Governo. "Quero condenar da forma mais forte possível a falha repetida e a demissão do dever daqueles que estavam em posições de confiança na diocese de Ferns", disse.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia