Sinos de Lisboa vão tocar pelas vítimas de 1755
2005-10-26 22:10:36

Para assinalar os 250 anos do terramoto de 1755, os sinos das igrejas de Lisboa vão tocar simultaneamente às 9h30 do dia 1 de Novembro, anunciou ontem o Patriarcado.

A iniciativa, "exprimindo, com o seu som, a memória de toda uma cidade", segundo nota do Patriarcado de Lisboa, faz parte de um conjunto de acções em memória das vítimas do cataclismo, que terá feito cerca de dez mil mortos, e de "todas as vítimas de catástrofes naturais". Entre elas está também uma missa a celebrar pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, às 9h30, nas ruínas do Convento do Carmo, monumento que não foi restaurado após o abalo para ficar a testemunhar a tragédia. Em cumprimento de uma carta do cardeal-patriarca endereçada ao clero de Lisboa, nas paróquias onde tal for possível será celebrado no próximo dia 1 missa às 9h45, hora a que terá ocorrido o abalo. À tarde, uma outra celebração eucarística na Igreja de S. Nicolau (19h) e três concertos - na Igreja da Madalena (16h), no Mosteiro dos Jerónimos (21h) e na Igreja de S. Domingos (21h30) - completam o programa.

Fonte Público