Primeira encíclica do Papa gera clima de expectativa
2005-10-26 21:59:29

A publicação da primeira Encíclica de um pontificado é sempre um momento especial, revestindo-se de um carácter programático, como aconteceu com a “Ecclesiam suam” (1964), de Paulo VI, ou a “Redemptor hominis” (1979), de João Paulo II.

A especulação sobre o momento em que Bento XVI decidirá publicar o seu “programa” tem vindo a crescer nos últimos dias, depois de, no passado verão, muitos terem assegurado que o Papa aproveitava a tranquilidade dos Alpes italianos para redigir a Encíclica. Essa informação foi desmentida pelo porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls.
Uma Carta Encíclica ou simplesmente Encíclica é o principal tipo de documento papal - de exercício do magistério ordinário sobre doutrina, culto, moral, problemas humanos - dirigido a toda a Igreja e, por vezes também, aos homens de boa vontade.
Na primeira entrevista televisiva do seu pontificado, à Televisão Pública polaca, Bento XVI deixou claro que espera escrever menos documentos que o seu predecessor, João Paulo II, que publicou 14 Encíclicas e dezenas de outros textos. O Papa alemão diz que considera uma missão "essencial e pessoal" não escrever "tantos documentos novos" e diz que a sua prioridade deverá ser conseguir que os documentos do anterior Papa “sejam assimilados, porque são um tesouro riquíssimo, são a autêntica interpretação do Vaticano II".
A imprensa italiana assegura que Bento XVI publicaria a primeira Encíclica do seu pontificado no dia 8 de Dezembro, festa da Imaculada Conceição, 40 anos depois da Cerimónia solene de clausura do Concílio. O tema do relativismo no Ocidente, que tem marcado várias das intervenções do Papa, deverá marcar presença no texto.
Os seis primeiros meses de pontificado mostram uma gradual adaptação de Bento XVI ao seu papel de homem de síntese, tão diferente da sua missão de confronto à frente da Congregação para a Doutrina da Fé durante mais de duas décadas. A imagem do “grande inquisidor” vai dando lugar, na opinião pública, à de um mestre na fé e teólogo de convicções profundas, as quais irá transmitir à Igreja e ao mundo – e a sua primeira Encíclica será um momento decisivo nesse processo.