Missas mais concorridas nas dioceses do Sul do país
2001-05-25 22:32:35

A participação dos católicos nas missas dominicais revela uma tendência crescente nas dioceses do Sul, segundo dados apurados no recenseamento da prática dominical realizado no início de Março.

Do terceiro recenseamento da prática dominical realizado pela Igreja Católica nas 20 dioceses do continente e ilhas ainda só foram apurados os resultados de quatro dioceses do Sul do país, segundo disse à Lusa Manuel Marinho Antunes, do Centro de Estudos Pastorais da Universidade Católica (CEP da UCP).
O processo visou apurar a presença dos católicos nas missas, cuja tendência global tem sido decrescente desde o primeiro censo, em 1977, descida que se confirmou no segundo, em 1991. No entanto, os dados destes dois recenseamentos já tinham revelado um ligeiro aumento no Sul do país.

Resultados em Junho
Os atrasos agora verificados no apuramento das outras dioceses não é surpreendente para Marinho Antunes, uma vez que as dioceses do Sul têm menos paróquias e são menos densamente povoadas.
Os resultados finais de todas as dioceses só deverão estar apurados em finais de Junho, segundo o director do CEP, e terão de ser igualmente comparados com os resultados do censo geral da população também feito este ano.
Ainda este ano, o Centro de Estudos Paroquiais da UCP vai realizar uma sondagem a nível nacional num universo de cerca de três mil pessoas com mais de quinze anos para apurar opiniões, práticas e comportamentos religiosos.

Fonte JN