Domingo com maior número de peregrinos em Fátima
2005-10-19 22:26:23

Setenta mil peregrinos participaram esta manhã, dia 16 de Outubro, em Fátima, na Eucaristia internacional de Domingo, celebrada no Recinto do Santuário e presidida por D. António Vitalino Dantas, Bispo da Diocese de Beja.

Este dia foi, até ao momento, o domingo de 2005 a congregar em Fátima o maior número de peregrinos nas cerimónias da manhã. No total, estacionaram nos parques de estacionamento do Santuário 430 autocarros e centenas de carros ligeiros. No exterior dos parques do Santuário o número de autocarros rondou os 130.

Durante a homilia, D. António Vitalino Dantas convidou todos os baptizados em Cristo a escutarem a Palavra de Deus e a tornarem-se mensageiros dessa Palavra de Salvação.
O Bispo de Beja dirigiu umas palavras especificamente para os mais de dez mil legionários, da Legião de Maria, associação que realizava este fim-de-semana a peregrinação nacional a Fátima, com a intenção de agradecer à Virgem mais um ano de apostolado junto das comunidades onde se insere, com Maria como modelo e guia.
Os Legionários de Maria, afirmou D. Vitalino Dantas, dão “testemunho da fé em Jesus Cristo e de confiança filial em Maria” e são “preciosos colaboradores da missão da Igreja”. “Fico maravilhado por tudo o que Deus faz por vossa acção”, afirmou a respeito deste movimento católico mariano, criado na Irlanda há 80 anos.
D. Vitalino Dantas exortou todos os cristãos a colaborarem com a Igreja Universal na evangelização da Europa, “esquecida da matriz cristã” e que tem de descobrir os caminhos que levam a “Cristo, salvador do mundo”. “Todos precisamos de conhecer melhor Jesus Cristo, de ler e de meditar a Sua palavra.”, disse o Prelado, que louvou o esforço dos movimentos que trabalham para a Igreja.
“Neste mês do Rosário e das missões tornemo-nos missionários, na evangelização das nossas famílias e das novas gerações”, exortou D. Vitalino Dantas, pedindo a Deus: “Senhor, Fazei de nós vossos mensageiros!”.
Participaram na Eucaristia Dominical desta manhã outros grupos de peregrinos. Em termos de inscrições no Serviço de Peregrinos do Santuário, foram 24 os grupos, oriundos de nove países do mundo, que se fizeram anunciar.
Há volta de um milhar desses peregrinos integravam o grupo italiano de doentes que anualmente viaja a Fátima com a União Nacional Italiana de Transporte de Doentes a Lourdes e a Santuários Internacionais (UNITALSI).
Refira-se ainda a presença de um grupo familiar, de 120 pessoas, que realiza já há vários anos a sua peregrinação anual a Fátima. Trata-se da peregrinação dos descendentes do arquitecto António Lino, autor da Colunata do Santuário de Fátima. Com esta peregrinação, esta família tem o particular desejo de “lembrar, manter e prosseguir a grande devoção e os especiais afectos dos nossos pais e avós por Nossa Senhora de Fátima”. (A Colunata é o conjunto arquitectónico que liga a Basílica aos edifícios construídos de um e outro lado do Recinto. É constituída por 200 colunas e 14 altares. Nos retábulos dos altares estão configuradas as 14 estações da Via-sacra, em cerâmica policromada, desenhadas também por António Lino e executadas pela Fábrica “Viúva Lamego”, de Lisboa).
As celebrações religiosas desta manhã no Santuário – Rosário, Procissão e Eucaristia - foram transmitidas em directo pela estação de televisão da Comunidade Canção Nova (TVCN), que a partir de hoje passa a transmitir em directo de Fátima, de Segunda-feira a Sexta-feira: a Santa Missa, às 11h00, na Basílica, e o Rosário, às 18h30, na Capelinha e em simultâneo com a transmissão pela Rádio Renascença.
(TVCN - Dados do satélite: Hot Bird 1, Frequência: 11.533 MHz, Polarização Vertical)

Boletim Sala de Imprensa
Santuário de Fátima