paroquias.org
 

Notícias






Desporto pela paz no mundo
2005-10-11 22:47:42

Para colocar em prática a “regra de ouro - «Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti»”, cerca de 800 jovens portugueses participaram, dia 9 de Outubro, na estafeta mundial «run4unity».

Uma iniciativa que congregou gente jovem de etnias, cultura e religiões diferentes correndo juntos em lugares significativos de todo o Planeta Terra, de modo a ir formando um arco-íris de Paz no mundo inteiro. Olga Oswald, animadora do Movimento dos Focolares, disse à Agência ECCLESIA que estes jovens “promovem actividades pela paz, ecologia e solidariedade”.
Como o desporto é uma forma de congregara juventude, os Jovens para Unidade do Movimento dos Focolares pensaram fazer uma “estafeta que desse a volta ao mundo”. Uma ideia original para mudar o mundo, aproveitando o fusos horários. “Estes filhos da globalização” – sublinha Olga Oswald – fizeram uma actividade “que cobriu o mundo inteiro”. Das 11 horas ao meio dia, em cada fuso horário, houve “uma actividade de desporto pela paz”. Ao meio dia “passavam o testemunho para o próximo fuso horário”. Os jovens de várias cidades portuguesas receberam o testemunho de Espanha e passaram-no aos jovens açorianos de Ponta Delgada. “Estes passaram-no para o Uruguai” – salienta esta animadora.
Chamar a atenção que “este mundo de guerra não leva a lado nenhum”, juntamente com o desejo de chamar as pessoas para a solidariedade, congregou muitos jovens. Ao nível de solidariedade, os jovens recolheram “alimentos, livros, material escolar e quotas em dinheiro”. Iniciativas que irão financiar os «Projectos Dar» que os Jovens para Unidade do Movimento dos Focolares desenvolvem nos países em guerra ou em dificuldade. Em Portugal, os jovens impuseram a si mesmo uma quota de dois Euros para “puderem participar na solidariedade”.
Braga, Matosinhos, Leiria, Lisboa e Faro foram as cidades de Portugal continental onde se realizou o «run4unity». Embora seja uma cidade portuguesa, Ponta Delgada está situada noutro fuso horário.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia