Bento XVI espera que do Sínodo saia uma Igreja mais missionária
2005-10-10 22:36:32

Como fruto do Sínodo de bispos sobre a Eucaristia, que se celebra nestes dias no Vaticano, Bento XVI espera uma Igreja com um renovado compromisso missionário.

Ao saudar os peregrinos congregados este domingo na praça de São Pedro com motivo do Ângelus, o Papa pediu a oração dos mais de um bilhão de católicos do planeta por esta intenção.

O Santo Padre confessou que esta assembléia, que reúne 256 bispos de 118 países sobre «a Eucaristia na vida e missão atuais da Igreja», constitui sua atividade prioritária nestes dias.

«Presidi as reuniões da primeira semana e também nas que virão o Sínodo se converterá em meu principal compromisso», reconheceu.

«Peço-vos que sigais rezando pelo Sínodo para que possa dar os frutos esperados», acrescentou.

A assembléia concluirá em 23 de outubro, Domingo Mundial das Missões (DOMUND). Esta coincidência o levou a propor que o Sínodo renove em «toda comunidade eclesial» «seu próprio compromisso missionário».

Recordando a carta apostólica de João Paulo II «Mane nobiscum Domine» («Fica conosco, Senhor»), Bento XVI indicou que «o encontro com Cristo, aprofundado continuamente na intimidade eucarística, suscita na Igreja e em cada cristão a exigência de evangelizar e dar testemunho».

Quem participa da missa, assegurou, deve «levar a todos a Boa Nova recebida e animar com ela a sociedade».

O pontífice pôs esta intenção nas mãos de Maria e de São Comboni, fundador dos Missionários Combonianos, que será recordado esta segunda-feira pela liturgia.

«Que ele, insigne evangelizador e protetor do continente africano, ajude a Igreja em nosso tempo a responder com fé e valentia ao mandato do Senhor ressuscitado, que a convida a anunciar a todos os povos o amor de Deus», conclui.

Fonte Zenit