CATÓLICOS DO SUL ESTÃO A IR MAIS À MISSA
2001-05-24 14:03:41

A participação dos católicos nas missas dominicais revela uma tendência crescente nas dioceses do sul, revelou hoje fonte ligada ao apuramento dos resultados do recenseamento da prática dominical realizado no início de Março.

Do terceiro recenseamento da prática dominical realizado pela Igreja Católica nas vinte dioceses do continente e ilhas ainda só foram apurados os resultados de quatro dioceses do sul do país, estando os restantes dados ainda por recolher, segundo disse Manuel Marinho Antunes, do Centro de Estudos Pastorais da Universidade Católica (CEP da UCP).
O processo de recenseamento foi realizado no segundo fim de semana de Março em todas as 4.365 paróquias do país, para apurar a presença dos católicos nas missas, cuja tendência global tem sido decrescente desde o primeiro censo, em 1977, descida que se confirmou no segundo, em 1991.
Os anteriores censos da prática dominical revelaram uma descida da presença na celebração eucarística dominical de 29 para 26 por cento da população, apesar de o número de missas ter aumentado.

Fonte Lusa