Recados de Católicos Portugueses
2001-05-22 18:58:27

Dois grupos de católicos portugueses dirigiram ao cardeal-patriarca de Lisboa uma carta a propósito do consistório que ontem se iniciou em Roma, pedindo, entre outras coisas, a participação das comunidades locais na escolha dos padres e bispos e mais transparência da administração das contas da Igreja.

A carta, a cujo conteúdo o PÚBLICO teve acesso, é subscrita pelo Centro de Reflexão Cristã (CRC), de Lisboa, e pela secção portuguesa do movimento internacional Nós Somos Igreja (NSI). Em duas páginas, alinham-se nove pontos sobre a situação da Igreja Católica, que aqueles dois grupos católicos consideram não dever ignorar.

Há temas clássicos que o CRC e o NSI pedem que sejam revistos: "Exclusão das mulheres dos ministérios ordenados, a imposição do celibato ao clero secular, a distinção artificiosa entre métodos contraceptivos e a atitude receosa e condenatória face à sexualidade." Mas a carta pede também que se acabem com atitudes "persecutórias e inquisitoriais" em relação a teólogos mais ousados e lembra que a hierarquia deve ser transparente "quando ocorrem situações de escândalo" nas comunidades cristãs.

Também os "procedimentos financeiros" nas várias instâncias da Igreja devem ser conhecidos de todos os fiéis e a pastoral familiar deve promover "equilíbrio entre a mulher e o marido, a mãe e o pai, a comum responsabilidade face aos filhos e aos pais idosos, o apoio às famílias monoparentais, o acolhimento às famílias reconstituídas e a concomitante conciliação entre a vida familiar e a vida profissional".

Fonte Público