Pós-Graduação em História das Religiões
2005-10-04 23:46:30

Chegada a altura de iniciar mais um ano lectivo, o Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA) continua a oferecer diversas possibilidades de formação.

Em 2005/06 prossegue com o Plano de Formação Sistemática, destinado a todos/as os/as que procuram uma formação cristã progressiva nas diferentes áreas de intervenção pastoral, e com o Curso Básico de Ciências Religiosas, que se destina a preparar, cientificamente, professores para a docência de EMRC, de acordo com o Despacho Normativo nº 6-A/90 e a Declaração de 12-02-1992. Continua, também, com a Licenciatura em Ciências Religiosas à Distância, destinada a todos/as os/as que procuram uma formação mais aprofundada e de nível superior, nesta área. Este ano vai funcionar, pela primeira vez, o 6.º ano da Licenciatura com dois alunos que se preparam para a realização da Memória Final de Licenciatura, correspondente à última etapa na obtenção do Diploma de Licenciatura em Ciências Religiosas, outorgado pela Universidade Pontifícia Comillas, de Madrid. O nosso Instituto congratula-se por continuar a ser escolhido por dezenas de pessoas para completarem a sua formação humana, revelando assim a vitalidade da Igreja.
O ISCRA prossegue, também, com a Formação Cristã Básica iniciada no passado ano lectivo mas que, por diversos motivos, não teve o alcance pretendido. Por este motivo, o Instituto pretende dinamizar mais esta formação possibilitando, assim, uma maior abrangência da mesma.
Além destes cursos, o ISCRA prepara-se para publicar um calendário com o Plano de Formação Contínua, após estudadas as necessidades e possibilidades com D. António Marcelino e os responsáveis da Pastoral Diocesana.
A grande novidade para este ano lectivo e que o ISCRA anuncia com muita alegria é, sem dúvida, a Pós-Graduação em História das Religiões. Este curso despertará, com toda a certeza, o interesse de muitas pessoas devido à importância e peso que estas áreas assumem na sociedade, quer pelo papel que desempenham na vida das pessoas, quer pelas suas consequências nas relações e diálogo entre os povos. Esta é, pois, uma excelente oportunidade de obter conhecimentos e competências específicos, aprofundando a compreensão destas temáticas, para que se possa intervir mais e melhor. O Instituto continua a manter a sua identidade no que diz respeito ao Ensino à Distância, já que, neste curso e para este ano lectivo, estão inscritos alunos/as, não só de Portugal mas, também, do Brasil e do Luxemburgo. A coordenação do curso é da responsabilidade de uma Comissão constituída pelo Professor Doutor Manuel Alte da Veiga e pela Dr.ª M.ª de Fátima Marques.
O ISCRA manifesta-se grato pela colaboração dos/as professores/as que constituem a sua equipa docente, que com as suas capacidades e competências constituem uma mais-valia e enriquecem o Instituto.
A Abertura Solene do Ano Académico está marcada para o dia 8 de Outubro de 2005 e o seu programa será divulgado oportunamente.