Todos ao ICNE
2005-10-04 23:42:52

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, deixou um apelo à participação activa no Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), cuja sessão lisboeta tem lugar de 5 a 13 de Novembro deste ano.

“Toda a Diocese vai estar em Congresso e em missão. Nenhuma Paróquia, nenhum Movimento ou Associação de fiéis, nenhum cristão que deseje participar na missão da Igreja deve ficar de fora”, escreve D. José Policarpo numa mensagem às comunidades cristãs, no início do Ano Pastoral.
O Patriarca de Lisboa considera que “terminou o tempo da preparação” para o ICNE e que é chegada a hora da mobilização de todos os católicos, através de múltiplos modos e graus de participação”: como congressistas; participando o mais possível em todas as acções que são abertas e não reservadas aos congressistas; organizando em cada Paróquia uma actividade missionária, nem que seja apenas a adoração da Santa Eucaristia; rezando muito pelo Congresso.
“Gostaria que todas as Paróquias estivessem representadas. Faço um apelo particular aos jovens”, escreve.
Entre os outros acontecimentos que marcam o início de mais um Ano Pastoral, D. José Policarpo enumera ainda o Sínodo dos Bispos e a Festa da Dedicação da nossa Sé Catedral, no próximo dia 25 de Outubro.
Sobre este último acontecimento, o Cardeal-Patriarca convoca para a celebração “todos os intervenientes no Congresso e na Missão na Cidade: sacerdotes, congressistas, promotores e dinamizadores de todas as acções de missão, delegados paroquiais e quantos estão disponíveis para serem enviados em missão”. Nesse dia regressarão simbolicamente à Catedral, donde partiram, as “Cruzes da Missão”, que percorreram a Diocese dinamizando-a para a missão.
Considerando que “é sempre a partir da Eucaristia que o Senhor nos envia em missão”, D. José Policarpo lança um olhar sobre o “Sínodo da Eucaristia”, que congrega Bispos de todo o mundo no Vaticano. “Atrevo-me a pedir a todos os cristãos que puderem que durante o Congresso participem na Eucaristia todos os dias, passem pela Igreja para adorar o Senhor e que as comunidades organizem tempos de adoração”, aponta.
Em conclusão, o Patriarca de Lisboa coloca o Congresso sob a protecção de Nossa Senhora e de Santa Teresinha, “a Santa do amor, proclamada Padroeira do Congresso, estará toda a semana do Congresso na nossa Catedral, através das suas relíquias”.
“Mostremos, com simplicidade, a sinceridade da nossa fé. Tornemo-nos, com o nosso ardor, testemunhas vivas da esperança”, finaliza.