paroquias.org
 

Notícias






D. José Policarpo consagrou o altar da nova capela do Colégio Planalto
2005-09-30 21:56:56

Esta escola, criada em Lisboa há 27 anos, desenvolve um projecto educativo adequado aos desafios da sociedade competitiva e inspirado nos valores cristãos.

No sábado dia 24 de Setembro, o Cardeal Patriarca de Lisboa presidiu à cerimónia de consagração do altar e bênção da capela. Foi com alegria que a ela presidi, invocando para todos os membros desta instituição as maiores bênçãos de Deus. – escreveu o Patriarca no livro de honra do Colégio. D. José Policarpo afirmou também que o dia da Consagração do altar culmina a dimensão cristã da implantação desta escola.

Segundo o director da escola, António José Sarmento, este é um momento em que relembro todas as famílias, professores, funcionários e alunos que “fizeram” o colégio desde 1978. Gostaria que cada uma delas soubesse que os seus momentos de vida no colégio estão sempre presentes nestes corredores e salas.

A nova capela tem capacidade para 150 pessoas, e é o fruto do empenhamento de pais, alunos e amigos, do seu trabalho e do esforço angariador. João Serrano (pai de três alunos do Colégio) projectou o espaço. Por trás do altar, serão colocados dois painéis da autoria do escultor Alípio Pinto (também ele pai de um aluno do Planalto) representando a Sagrada Família e S. Josemaria rodeado por famílias.

A escola tem o seu ensino secundário reconhecido internacionalmente pela adesão ao Bacharelato Internacional, organização que agrupa algumas escolas de todo o mundo. O colégio, um dos estabelecimentos da cooperativa Fomento, está aberto a todas as famílias, independentemente da religião. A prelatura do Opus Dei aceitou colaborar com a escola para a formação católica que nela se dá e para a designação do capelão.

Isabel Vieira, advogada, tem um filho no Planalto e uma filha no Mira Rio (outra escola da mesma cooperativa). Há uma grande sintonia entre pais e professores: sei o que o Zé e a Maria aprendem nas aulas e como ocupam os tempos livres. O Colégio continua o trabalho de educação que fazemos em casa e saber isso é um motivo de grande tranquilidade em relação à formação e ao futuro dos meus filhos. Relativamente à nova capela, pensa que o facto de estar aberta aos alunos e aos pais, é mais um motivo de confiança. Estou felicíssima com este dia.

No final da cerimónia, alguns alunos ofereceram ao Cardeal Patriarca a faixa do Colégio, insígnia tradicionalmente entregue aos finalistas, professores mais antigos e a visitantes ilustres. Nas palavras que dirigiu a D. José Policarpo, João Reis reafirmou, em nome de todos os colegas, a disposição de seguir o nosso Patriarca nos rumos da Nova Evangelização de Lisboa e do Mundo.

–––––––––––––––––
Colégio Planalto
Rua Armindo Rodrigues, 28
1600-414 Lisboa
Telefone: 21 754 15 30
Fax: 21 754 15 15
www.ex-planalto.rcts.pt

colegio.planalto@kqnet.pt
Director: António José Sarmento

http://www.opusdei.org/art.php?w=28&p=11054


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia