Papa quer programa para Igreja
2001-05-22 18:55:13

O Papa João Paulo II pediu ontem aos 150 cardeais reunidos no Vaticano, para o sexto consistório extraordinário do seu pontificado, que "realcem os elementos concretos de um programa" para a Igreja "na alvorada do Terceiro Milénio".

Advogando uma melhor formação dos padres e das freiras, o Papa pediu aos cardeais de todo o mundo que fixem os "objectivos missionários prioritários" e encontrem "métodos de trabalho mais adequados", pois o "domínio da acção apostólica que se coloca à igreja é vasto e complexo".

Segundo declarações do porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro Vals, começaram por intervir 16 cardeais, entre eles o brasileiro, Hummes e Salles, e o português Martins Saraiva, que abordaram os temas sobre a unidade da Igreja, a inter-religiosidade e a inter-ajuda nas várias religiões do ponto de vista humano e familiar.

Outra questão abordada foi a de realizar um novo concílio, defendida por cardeais alemães mas que foi imediatamente rejeitada, por se ter considerado "não haver pressupostos históricos ou pastorais", que o suportassem.

Joaquin Navarro referiu ainda que o Cardeal de Los Angeles, Roger Mahoney, abordou a urgência de se definir um novo directório de catecismo, já que este deve ser o fio condutor da Igreja.

O cardeal Martins Saraiva, presidente da congregação para a canonização dos Santos, falou na globalização da Santidade, como um dos desafios da Igreja. João Paulo II, com 81 anos, acolheu pessoalmente todos os cardeais presentes na sala do Sínodo, onde decorrerão os trabalhos até quinta-feira, referindo que: "A presença destes cardeais, provenientes de todas as partes do mundo, com origens culturais diferentes, reflecte a unidade, universalidade, e missão evangelizadora da Igreja".

Fonte DN