paroquias.org
 

Notícias






Os desejos do reitor do Santuário de Fátima
2005-09-27 22:10:19

Apesar dos atrasos na construção da nova basílica de Fátima, Mons. Luciano Guerra, reitor do Santuário de Fátima, pensa que estes “não colocam em causa a data de inauguração do novo templo (13 de Maio de 2007)”.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o reitor do Santuário de Fátima sublinha que o custo final da obra “ficará nos 45 milhões de Euros” mas primeiro “calculámos cerca de 40 milhões”. Perante a insinuação: inauguração da basílica, canonização dos pastorinhos e vinda de Bento XVI ao Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra referiu que tudo “isso são hipóteses e desejos”. E adianta: “mas sinto esse desejo”.
Ao qualificar a nova basílica do ponto de vista arquitectónico, o reitor salienta que o acolhimento da assembleia é a base desta construção. O que “nos interessava era uma cobertura para grandes assembleias” – disse. É um espaço “sem obstáculos interiores” e a assembleia pode “sentir-se com a presidência”. A obra avança e as reacções surgem: umas positivas e outras negativas. Quando surgem reacções negativas, Mons. Luciano Guerra recorda um postal que recebeu de uma pessoa que, inicialmente, disse mal da cobertura da capelinha das aparições: “só se deve dizer mal de um sapato quando ele está acabado”. E acrescenta: “não há nenhuma obra de arte que nós não possamos colocar um contra”. Depois da obra feita e inaugurada, o reitor gostava que fosse “o culminar do meu trabalho pastoral” no Santuário de Fátima.
A celebração dos 90 anos das aparições em Fátima estão à porta. Mons. Luciano Guerra adianta que espera “que o programa seja publicado dia 12 de Outubro”. E finaliza: “deve começar para a Primavera de 2006, depois da trasladação dos restos mortais da Irmã Lúcia”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia