O Passado do Presente
2005-09-21 22:32:58

D. Manuel Clemente inicia uma nova rubrica sobre História da Igreja no Programa Ecclesia. Na próxima quinta-feira, os 10 minutos que o Programa da Igreja Católica (às 18:00 horas de segunda a sexta-feira, na 2:) reserva para a História da Igreja iniciarão com um novo nome, porque a falar de outra forma sobre a história.

O nome é “O Passado do Presente” e, como se percebe, D. Manuel Clemente falará do passado a partir de acontecimentos que fazem a agenda social e religiosa da actualidade.
O objectivo desta rubrica é “perceber porque nós, hoje, estamos a viver com tanta ênfase determinado acontecimento”. No primeiro “episódio” desta série, D. Manuel Clemente refere que “a História faz-se sempre a partir do presente”. E é nessa perspectiva que a rubrica “O Passado do Presente” irá olhar a História. “Às vezes pensamos que a história é o conhecimento do passado. Não é! É sempre o conhecimento do presente, porque nós só fazemos ao passado as perguntas que interessam ao presente”. Assim, em cada quinta-feira, o Programa Eccle-sia olhará o passado a partir do contexto social e religioso do presente.
O primeiro tema a abordar nesta rubrica do Programa Ecclesia tem por ponto de partida a Peregrinação das relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus a todas as dioceses de Portugal (entre os dias 28 de Outubro e 15 de Dezembro). Em “O Passado do Presente”, D. Manuel Clemente contextualiza esta iniciativa, apresenta a biografia de Santa Teresa e informa sobre o culto a esta santa de Lisieux ao longo do séc. XX em Portugal.
Em cada tema (o seguinte deverá ser a propósito dos 250 anos do terramoto em Lisboa), a apresentação da História terá sempre esta perspectiva. Não se trata de olhar efemérides, antes perceber que acontecimentos da História marcam os dias do presente e perceber porque se recordam e as implicações sócio-religiosas que geraram e continuam a gerar.
D. Manuel Clemente é dos primeiros colaboradores do Programa Ecclesia. Marca presença semanal neste espaço da Igreja Católica na 2: desde Setembro de 1998, onde informa sobre a História Religiosa de Portugal e do Mundo. Primeiro apresentando factos isolados no calendário, depois apresentando de forma sistemática a História dos Jubileus, dos pontificados do séc. XX, do Papa João Paulo II e, mais recentemente, dos santos canonizados por João Paulo II. Agora, irá iluminar o presente recordando o passado.

Paulo Rocha