Patriarca na educação do Vaticano
2001-05-22 00:08:33

O Papa João Paulo II nomeou esta semana o cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, membro ordinário da congregação do Vaticano para a Educação Católica.

Este dicastério, que corresponde ao Ministério da Educação da Santa Sé, tem como missão supervisionar todos os estabelecimentos de ensino que, no mundo, são propriedade da Igreja.
Trata-se de uma nomeação esperada, atendendo ao percurso do cardeal ao longo dos últimos anos como reitor da Universidade Católica. Não se trata, no entanto, de uma tarefa muito árdua. O que mais lhe poderá acontecer é que se lhe avolumem os papéis de leitura obrigatória para, depois, despachar uns "pareceres".

D. José Policarpo, que parte hoje para Roma para participar no consistório (ver texto acima), vai ser esta semana entronizado na Igreja de Santa António dos Portugueses, em Roma. O templo foi-lhe atribuído pelo Papa na altura em que o elevou a cardeal. Cumpre-se, assim, a tradição segundo a qual os purpurados, sendo os conselheiros mais próximos do pontífice, deverão ser titulares de uma paróquia romana.

Mais complicada está a vida do outro cardeal português, D. José Saraiva Martins. Para além de presidente da congregação para a Causa dos Santos, o prelado foi também nomeado membro de outros dois dicastérios: da congregação dos Bispos e da congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. D. José Saraiva Martins será ainda, em Julho, representante pessoal do Papa ao congresso eucarístico internacional que se realiza no Brasil. Cada vez mais este beirão se afirma como um verdadeiro "profissional", culto e influente, nos meandros do Vaticano.

Estas e outras nomeações eram esperadas no seguimento do último consistório, realizado em Janeiro, quando João Paulo II decidiu criar 44 novos purpurados. Como é das normas, depois de receberem o barrete, todos eles são integrados nos vários órgãos de decisão da Santa Sé. A primeira reunião dos dicastérios, já com os novos elementos, está prevista para esta semana, depois de terminado o consistório.

Pela primeira vez D. José Saraiva Martins e D. José Policarpovão participar numa reunião extraordinária de cardeais.

Fonte DN