Os milagres de João Paulo II
2005-09-15 22:01:20

A agência Zenit relata que imediatamente depois da morte de João Paulo II começaram a se conhecer supostas curas e «milagres» nos quais o falecido Papa teria intercedido em vida.

Para aprofundar estes episódios Andrea Tornielli, vaticanista do jornal «Il Giornale», realizou uma investigação recolhida no livro «Os milagres do Papa Wojtyla» («I miracoli di Papa Wojtyla»), publicado no início do verão.

- Quais e quantos são os milagres atribuídos à intercessão de João Paulo II que se relatam no livro?
- Andrea Tornielli: Desejaria dizer antes de tudo que – excluindo o título, decidido pelo editor - no texto prefiro falar de «graças» recebidas, dado que não é possível afirmar que se tratem de autênticos milagres, como no caso daqueles certificados pela Congregação para as Causas dos Santos.
Em qualquer caso, descrevo amplamente oito casos, mas cito mais. Trata-se dos testemunhos que surgiram imediatamente depois do falecimento de João Paulo II. Em alguns casos, trata-se de relatos dos quais eu tinha conhecimento desde há muito tempo, mas sobre os quais me fora pedido que não escrevesse durante a vida do Papa.

- Quem são as testemunhas dos «milagres»?
- Andrea Tornielli: Na maior parte dos casos, os interessados directamente ou seus familiares. Num caso, no de um judeu norte-americano curado, a testemunha é o Arcebispo Stanislaw Dziwisz, que durante quatro décadas foi secretário de Karol Wojtyla.

- Por que escrever um livro assim sobre João Paulo II? Não está a antecipar o processo de beatificação?
- Andrea Tornielli: De maneira alguma. Especifiquei desde o princípio que o meu trabalho não pretende interferir de modo algum com o processo de beatificação.
Tratam-se, sobretudo, de indicações de graças ocorridas enquanto o Papa Wojtyla estava ainda com vida e, portanto, não podem ser utilizadas no processo, que como é sabido toma em consideração supostos milagres ocorridos pela intercessão do Servo de Deus após a sua morte.
Em segundo lugar, o que tentei fazer, reunindo estes testemunhos, não é antecipar o juízo da Igreja sobre a santidade de João Paulo II, mas fazer ver quantas vezes em torno do Papa - graças à sua oração de intercessão - as pessoas recebiam graças.

- João Paulo II estava consciente dos acontecimentos extraordinários de que foi portador?
- Andrea Tornielli: Estava, porque às vezes percebia algo que ocorria; outras vezes porque lho comunicavam em seguida, agradecendo. Mas ordenava sempre a todos que não falassem, que permanecessem em silêncio, e sublinhava que os milagres e as graças fazia-as o Senhor, não o Papa.

- Independentemente dos eventos extraordinários, o Pontificado de João Paulo II influiu de maneira determinante em eventos históricos, e não só na queda do muro de Berlim...
- Andrea Tornielli: Foi um papado que atravessou o último quarto do século XX e introduziu a Igreja no terceiro milénio. Estou de acordo que a sua influência nos acontecimentos históricos não há que vinculá-la só à queda do muro de Berlim (ainda que nesse caso o Papa originário da Polónia tenha tido a sua contribuição determinante): pensemos, por exemplo, no gesto profético da visita à mesquita de Damasco em Maio de 2001, poucos meses antes do 11 de Setembro. Era como se indicasse com antemão o caminho a seguir.