D. António Ribeiro foi homenageado na sua terra natal
2001-05-22 00:02:35

Numa evocação sincera e sentida foi homenageado, no passado dia 18, em São Clemente, concelho de Celorico de Basto, o antigo Cardeal patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro.

Uma cerimónia que reuniu o poder político e religioso, e aos quais se juntou a população da localidade que o viu nascer.
A memória de D. António Ribeiro ficará perpetuada através de duas estátuas que foram inauguradas nesse dia, uma na Igreja onde o XV Cardeal Patriarca de Lisboa foi baptizado e outra no largo junto à Câmara Municipal de Celorico. Jorge Sampaio, Presidente da República, no momento de inauguração definiu o homenageado como “um padre e um bispo aberto ao mundo e ao tempo, atento aos sinais de mudança e às esperanças”. Referindo-se ao seu antecessor, D. José Policarpo afirmou que “os sentimentos do coração humano ultrapassam as barreiras da morte e têm sempre uma dimensão de eternidade”. Atento ao seu tempo, D. António percebeu o poder dos meios de comunicação social, nomeadamente, a rádio e a televisão. Era a “resposta da Igreja a circunstâncias novas”. Este testemunho e este exemplo exortou ainda D. José Policarpo o clero a seguirem, tendo presente o lema de D. António Ribeiro: “para tempos novos, soluções novas”.