Patriarca quer contrariar falta de comunicação nas cidades
2005-09-09 09:43:59

O cardeal patriarca D. José Policarpo está preocupado com o papel evangelizador da Igreja Católica no espaço urbano.

A Igreja deve assumir-se como uma proposta de solução para a falta de comunicação nos grandes centros urbanos, defende na carta pastoral A Igreja e a Cidade, publicada ontem. O texto surge no âmbito do Congresso Internacional da Nova Evangelização, que vai decorrer em Lisboa entre 5 e 13 de Novembro e que vai receber cristãos de Viena, Paris, Bruxelas e Budapeste. Se há muitas pessoas que afirmam ser católicas, são menos as que vão à missa, lamenta o patriarca, fazendo referência a um inquérito que revela que, num determinado domingo, apenas 12 por cento dos que se dizem católicos foram à missa. O cardeal enuncia os diversos grupos a que a Igreja deve fazer chegar a sua palavra e acção, como os idosos, as minorias étnicas, os migrantes clandestinos, mas também os baptizados "não praticantes". O grande desafio do congresso de Novembro é fazer chegar a todos a mensagem de Jesus Cristo, propõe o cardeal-patriarca de Lisboa.

B.W.

Fonte Público