Igreja católica na Etiópia desembarca na Internet
2005-09-05 23:10:22

Graças ao lançamento do site www.ecs.org.et, a Igreja católica na Etiópia conta com um meio de informação e comunicação sem fronteiras.

O site foi oficialmente lançado em 9 de agosto passado pelo arcebispo metropolitano de Addis Abeba, Berhaneyesus D. Souraphiel CM, no Secretariado Católico Etíope, confirmou a CISA --serviço de informação católica para África-- Tesfaye Gizaw, à frente do Departamento de comunicações sociais.

O Secretariado Católico Etíope (ECS) é uma organização sem fins lucrativos criada sob a Igreja católica na Etiópia com o objetivo de iniciar, facilitar, promover e coordenar as atividades sociais e pastorais da Igreja católica no país do Corpo da África.

O novo site --em inglês-- oferece informação geral sobre a Igreja católica e notícias atualizadas sobre o Santo Padre.

Passa a aportar perfis detalhados das dez dioceses da Etiópia, cujos católicos em conjunto superam o meio milhão. Também se está incorporando informação acerca das 169 paróquias católicas do país.

Na página de entrada, os internautas podem aceder ao link do Secretariado Católico Etíope, no qual se explica sua constituição, departamentos, associados, incluem-se notícias e se pode consultar o diretório atualizado da Igreja católica local.

Desta se descreve igualmente seu perfil, com uma página detalhada de seus bispos e suas fotografias.

Avançando na navegação, os interessados encontrarão documentos, informação sobre congregações religiosas e uma galeria de fotografias da vida eclesial e mapas.

Igualmente é possível baixar do site em formato PDF o boletim do ECS («Ethiopian Catholic Secretariat Newsletter») ou subscrever-se on-line a «Firkina Selam/Link» («Amor e Paz»), a única publicação mensal católica nacional bilíngue (em inglês e amárico, língua semítica falada na Etiópia).

O site também explica em uma lista o perfil dos doadores e associados que trabalham com ECS em sua missão.

Cerca da metade dos mais de 71 milhões de habitantes da Etiópia é muçulmana; os ortodoxos representam por sua parte entre 35% e 40% da população etíope.

A Igreja católica esteve presente na Etiópia desde o início da cristandade, ainda que múltiplos fatores fizeram de sua expansão uma tarefa não fácil.

Ainda que a proporção de católicos no país seja reduzida --menos de 1%--, a Igreja católica é muito ativa através da rede de suas instituições. Também mais de cinqüenta congregações religiosas unem seu trabalho à vida eclesial local.

Fonte Zenit