A Sagrada Escritura na vida da Igreja
2005-09-02 13:52:20

Para comemorar o quadragésimo aniversário da promulgação da constituição dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação divina, «Dei Verbum» (18 de Novembro de 1965), realizar-se-á em Roma, de 14 a 18 de Setembro, um congresso bíblico internacional sobre o tema «A Sagrada Escritura na vida da Igreja».

O encontro é organizado pela Federação Bíblica Católica e pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cujo presidente é o cardeal Walter Kasper.
“Mais do que traçar uma retrospectiva dos quarenta anos passados, o Congresso quer oferecer uma análise crítica e fazer um balanço da situação actual” - explica um comunicado de imprensa distribuído esta quinta-feira pelos organizadores.
As 18 apresentações e grupos de discussão discutirão questões actuais da pastoral bíblica. Alguns dos temas de maior importância são: a exegese, a catequese e a liturgia; o diálogo ecuménico, as relações com o judaísmo e o diálogo inter-religioso; o desafio proposto pelas novas denominações religiosas e o crescente problema do fundamentalismo; a questão dos valores religiosos num contexto secularizado; e por último, o tema da justiça e da paz num mundo globalizado.
O momento culminante do congresso acontecerá com a celebração litúrgica na Basílica de São Pedro, à qual se seguirá uma audiência privada com Bento XVI, que, sendo um jovem teólogo, desempenhou um papel activo nas discussões preparatórias da «Dei Verbum».

Mais informações em www.deiverbum2005.org