Mensagem de Fátima faz ‘Descoberta’
2001-05-14 21:07:13

No fim de semana de 27 a 29 de Abril decorreu no Centro Pastoral Paulo VI um Encontro Descoberta I, orientado pelo Movimento da Mensagem de Fátima.

Participaram jovens de toda a diocese: Albergaria dos Doze, Bajouca, Batalha, Juncal, Leiria, Monte Real e Ortigosa.
A descoberta foi marcada pela “construção da vida com AMOR”; Uma descoberta que conduziu pelos caminhos da oração, da formação, da reconciliação e do convívio.
Os dias começaram e terminaram com momentos de oração e de intensa relação com Deus, preenchidos com silêncio e partilha.
O primeiro dia foi encaminhado para a descoberta de Jesus Cristo. Já no segundo dia, foi apresentado o diaporama “Asas – a história de Fernão Capelo Gaivota” que fez levantar voo até ao ideal. Depois foi a tomada de consciência de que a vida é um desafio! Aqui fez-se a descoberta que entre o eu e o tu, onde o grande desafio é o amor. Durante a tarde fez-se uma celebração penitencial. Esse momento consistiu num exame de consciência e no recebimento do perdão pelo sacramento da Reconciliação.
Depois reflectiu-se um pouco sobre a mensagem de Fátima, reflexão esta que foi introduzida pelo Sr. Bispo, D. Serafim. Este dia de descoberta terminou com uma noite de convívio em que, por grupos, foram apresentados jogos e até uma pequena encenação.
No último dia, a descoberta centrou-se em Maria, “Mãe e companheira do nosso caminho”.
Tudo terminou com um compromisso e com a celebração da Eucaristia, na qual também participaram alguns pais dos jovens presentes.

Marta Henriques