paroquias.org
 

Notícias






Peregrinos espanhóis desconheciam presença de cardeal de Madrid
2001-05-14 13:08:42

Muitos dos peregrinos espanhóis desconheciam a presença de D. Rouco Varela, cardeal de Madrid, nas celebrações do 13 de Maio, em Fátima. Nas celebrações, foi aprovado o envio de um telegrama de felicitações para João Paulo II.

A vinda do cardeal não foi divulgada em Espanha e grande parte dos peregrinos dos 17 grupos espanhóis presentes no Santuário só soube quem presidia às cerimónias religiosas na abertura da peregrinação, sábado à tarde.

«Se tivessem divulgado que o nosso cardeal estava em Fátima, estavam aqui muito mais espanhóis», afirmou Purificación Sepeda, responsável por um grupo vindo de Espanha.

Segundo esta peregrina, que veio de Astorga, na província de Leon, norte de Espanha, «os espanhóis têm uma grande devoção por Fátima e a presença do cardeal de Madrid é um sinal que Fátima não é só de Portugal, mas de toda a Península Ibérica».

«É uma emoção muito grande ver tanta gente a rezar e não tenho palavras para explicar isto. Nos próximos anos, quero vir cá sempre que puder», disse Pilar Martine Jimenez, que veio pela primeira vez a Fátima, não se mostrando preocupada com as ameaças da ETA à segurança de D. Rouco Varela.

«O cardeal é um homem muito corajoso e não acredito que a ETA tente alguma coisa num lugar público. Se esses assassinos tentarem alguma coisa será num sítio em que ninguém o veja», disse.

Antonio Martinez tem a mesma opinião, afirmando que «Fátima é um lugar de paz e ninguém vai atentar nada contra este símbolo».

«O cardeal Rouco Varela é muito respeitado e a presença dele em Fátima une todos os espanhóis a Nossa Senhora de Fátima», destacou Ana Alavete, de Madrid, que ficou surpreendida com a presença do cardeal da sua cidade em Fátima.

Vestida com uma mantilha espanhola, esta peregrina, de 59 anos, vem a Fátima em Maio e Outubro desde há 18 anos como prova de agradecimento pela cura de uma depressão que afirma dever a Nossa Senhora.

Peregrinos aprovam telegrama para João Paulo II

Os peregrinos que participaram nas cerimónias em Fátima, aprovaram, com uma salva de palmas, o envio de um telegrama de felicitações ao Papa João Paulo que completa 81 anos no dia 18.

O desafio para o envio de um telegrama de «agradecimento e felicitações» ao Papa partiu do Bispo católico da Diocese de Leiria-Fátima que no final das cerimónias questionou os peregrinos sobre se queriam, ou não, que a mensagem fosse remetida para o Vaticano. Ouviu-se então um forte «sim» e uma salva de palmas.

Passam hoje, domingo, 20 anos sobre a data em que João Paulo II sofreu o atentado na Praça de São Pedro. Um ano depois, o Papa deslocava-se pela primeira vez a Fátima para agradecer o facto de ter sobrevivido os tiros de Ali Agca.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia