Padres Marianistas completam 25 anos no Brasil
2000-09-03 14:12:06

No dia 3 de Setembro, será beatificado o Pe. Guilherme José Chaminade, fundador da Família Marianista. A celebração de beatificação ocorrerá em Roma. O Beato nasceu em 1761, na França.

Neste mês de Setembro, também estão sendo comemorados os 25 anos da presença marianista no Brasil. Segundo o Irmão Clodoaldo da Silva Costa, da Residência "Pe. Guilherme José Chaminade", os primeiros padres marianistas que chegaram ao país, vindos da Espanha, vieram para a diocese de Bauru. Dentre eles, está o Pe. Francisco (Paco); o Pe. Fernando Cano-Manuel A-bárzuza, da Paróquia São Judas Tadeu, de Tupã; o Pe. João Carlos Manrique Arnáiz, de Marília; e o Irmão Manoel, que faleceu há oito anos, no Rio de Janeiro. Ainda segundo o Irmão Clodoaldo, algum tempo depois, vieram, do Japão, o Pe. Paulo Miki Hasegawa, de Tupã, e o Pe. Aoki, de Bauru.

Algum tempo depois, os Marianistas atenderam ao pedido então bispo diocesano, Dom Frei Daniel Tomasella, e vieram para a diocese de Marília, precisamente para a Paróquia de São Judas Tadeu, de Tupã, onde estão até hoje.

Outros sacerdotes marianistas, como o Pe. Ângelo Palácios Saiz, chegaram mais recentemente. "Muitos padres que estiveram na diocese retornaram à Espanha depois de alguns anos", afirmou o Irmão Clodoaldo.

Beatificação — Estarão presentes em Roma, para a cerimônia de beatificação do Pe. Chaminade, os Irmãos Domingos Salgado, Superior Regional dos Marianistas, e Manuel Álvarez Suárez, e o Pe. Ângelo Palácios. "Coincidiu que neste ano eles estariam visitando as suas famílias na Europa. Então, estarão em Roma para a beatificação", explicou o Irmão Clodoaldo.

No Brasil, cada comunidade Marianista (de Tupã, Marília e Bauru) estará preparando uma celebração especial. Em Marília, será feita uma vigília na residência Marianista, na noite de 2 de setembro. No domingo, haverá uma celebração na Capela São Vicente. "Essa missa será animada por um grupo de jovens, que faz encontros aqui em casa conosco", informou o Irmão.