27º Curso Geral de Formação para Catequistas
2005-07-28 22:11:47

As Missionárias Reparadoras do Sagrado de Jesus realizarão, de 18 a 27 de Agosto deste ano de 2005, o vigésimo sétimo Curso Geral de Formação para Catequistas, no Centro Catequético de Fátima.

É um Curso de âmbito nacional, pois está aberto a todas as dioceses do país com as quais temos vindo a colaborar em atitude eclesial.
O Curso é realizado de uma forma intensiva, em dois anos consecutivos, de 18 a 27 de Agosto, compreendendo, na totalidade, 18 dias de formação. Isto pressupõe que os catequistas disponibilizem parte das férias para a sua formação específica, durante dois anos seguidos.
O Curso Geral é formação fundamental para todos os catequistas. Destina-se aos que tenham concluído o Curso de Iniciação e possuam alguma experiência de catequese. Enquadra-se no Plano de Formação de Catequistas publicado pela Comissão Episcopal da Educação Cristã em 1997. Este Plano de Acção afirma: ”A formação de todos os catequistas deverá processar-se em duas etapas: a formação inicial, ou de iniciação e a formação fundamental” (cf. Páginas 73 e 106).
O programa do Curso Geral compreende a formação bíblica e teológica, catequética, psicológica, pedagógica, espiritual e prática. Compreende, também, um ano de estágio, sob a orientação dos Secretariados da Catequese das dioceses a que os catequistas pertencem.
A avaliação do Curso consiste num trabalho interdisciplinar ou por cada disciplina ou ainda no habitual exame, segundo a opção do catequista.
Em sintonia com as orientações da Igreja, pretendemos que o Curso Geral ajude os Catequistas a desenvolverem-se nas três dimensões: o ser, o saber e o saber fazer. A formação mais profunda refere-se ao próprio ser do catequista ajudando-o no seu amadurecimento como pessoa, como cristão e como evangelizador. A formação referente à dimensão do saber proporciona ao catequista um maior conhecimento da mensagem cristã e do destinatário no contexto social em que vive. A formação que se refere à dimensão do saber fazer, possibilitará ao catequista a utilização de uma adequada pedagogia da fé, fiel à mensagem e à pessoa (cf. DGC 238).
Os catecismos e respectivos guias são, também, importantes para a formação dos catequistas. Como sabemos, estão em fase de revisão e todos os catequistas esperam ter, brevemente, em mãos, catecismos actualizados. O que não podemos esquecer é o slogan, tão repetido, aquando do lançamento dos catecismos que ainda estão em uso: “Os catequistas são mais importantes que os catecismos!” Por mais perfeito que um catecismo seja, é sempre um manual de que o catequista se serve para preparar o anúncio ou o aprofundamento da Palavra de Deus. O catequista tem de ser, ele próprio, catecismo vivo, com a sua palavra e com a sua vida, como Jesus. “Os instrumentos de trabalho não podem ser verdadeiramente eficazes, se não forem utilizados por catequistas bem formados” (DGC 234). Preparemo-nos, portanto, para acolher os novos catecismos.
Proponho, para isso, que façamos uma revisão sobre a prioridade que damos à catequese e à formação de catequistas, à luz dos desafios propostos pelo Directório Geral da Catequese:
A Igreja “deve considerar como tarefa prioritária a formação de catequistas com uma fé profunda” e terá de formar catequistas para todos os destinatários da catequese que “foram e continuam a ser as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos” (DGC 33).
“A pastoral catequética diocesana deve dar absoluta prioridade à formação de catequistas leigos. Juntamente com este objectivo, e como elemento realmente decisivo dever-se-á prestar atenção à formação catequética dos presbíteros, tanto nos planos de estudo da formação do seminário, como no período de formação permanente. Pede-se aos Bispos que cuidem escrupulosamente desta formação” (DGC 234).
Estes desafios da Igreja são um apelo à corresponsabilidade e à acção convergente de todos os Agentes da pastoral, em favor de uma melhor formação dos catequistas e da renovação da catequese, em Portugal. Não é isto que todos queremos?

Contacto do Centro Catequético - * Telefone: 249 531 276 * Fax: 249 531 583
* E-mail: centcatmrscj@sapo.pt