Nove mulheres 'ordenaram-se' padres a bordo de um barco
2005-07-28 22:00:40

Nove mulheres, uma canadiana e oito americanas, desafiaram abertamente o Vaticano ao ordenarem-se padres e diáconos, segunda-feira, numa cerimónia mediatizada no rio Saint-Laurent, em Gananoque, Canadá.

As religiosas arriscam-se a ser excomungadas pela Igreja Católica, tal como aconteceu com as três mulheres que presidiram ao acto e que receberam a ordenação numa acção idêntica, em 2002.

O Vaticano opõe-se categoricamente à ordenação de mulheres e foi o papa Bento XVI, Joseph Ratzinger, então prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, que excomungou as mulheres ordenadas numa cerimónia no rio Danúbio, na Europa Central. A ordenação das nove mulheres na segunda-feira, quatro padres e cinco diáconos, foi a primeira do género realizada na América do Norte e teve num barco, ao fim do dia, na presença de cerca de 260 pessoas, familiares e amigos, segundo descreve a agência francesa AFP.

A cerimónia foi organizada pela Conferência para a Ordenação das Mulheres, um movimento não reconhecido pelo Vaticano. Foi presidida por três mulheres, que se tinham ordenado ao mesmo tempo que outras quatro. São já cerca de 20 as mulheres ordenadas e mais 65 estão em formação para o conseguirem.

Monsenhor Anthony Meagher, o arcebispo de Kingston, diocese do sul de Ontário, onde se situa Gananoque, emitiu um comunicado dizendo que esta ordenação não existiu. "As pessoas não têm autoridade para fazer ordenações", sublinhou.

Fonte DN